Visitar a ilha de São Miguel já estava na minha bucket list há alguns anos, e posso dizer que foi uma experiência incrível que superou todas as minhas expectativas.
Recomendo uma estadia de 4 a 5 dias em São Miguel, e acredito que 4 dias é o mínimo necessário para conhecer as principais atrações da ilha. No entanto, para quem prefere um ritmo mais calmo ou quer aproveitar para fazer caminhadas, recomendo um mínimo de 5 dias.
Pessoalmente, dias preenchidos não são um problema para mim, e senti que consegui aproveitar o melhor da ilha em 4 dias. Claro que gostaria de ter ficado mais 1 ou 2 dias, simplesmente por ser um destino fantástico, com tanto para ver e fazer.
Importante: Condições meteorológicas
É muito importante estar ciente da imprevisibilidade das condições meteorológicas, que podem levar a alterações de última hora no seu itinerário.
Para evitar deslocações desnecessárias, visite as câmaras que mostram as condições meteorológicas dos principais pontos turísticos para gerir a viagem eficientemente. Por exemplo, verificar quais os miradouros que podem ser observados com maior clareza nesse dia e aproveitar para visitá-los.
Pode esperar muito sol, chuva e nevoeiro, tudo no mesmo dia. No entanto, a temperatura é ameno durante todo o ano. Lembre-se de levar roupa adequada ao clima dos Açores, se tem dúvidas, consulte o nosso artigo:
Onde ficar?
Tal como eu, a maioria dos viajantes que chega a São Miguel opta por ficar na cidade principal, Ponta Delgada. Esta cidade é a escolha ideal devido à diversidade de opções de alojamento, fácil acesso aos principais pontos da ilha, variedade de restaurantes e ao facto de ser a única cidade da ilha com vida noturna.
Além disso, Ponta Delgada é uma cidade encantadora de se visitar, que oferece museus fascinantes e fácil acesso a várias excursões e atividades, como a observação de baleias e golfinhos.
Procure os hotéis com os melhores preços:
Alugar carro em São Miguel?
É altamente recomendado alugar carro em São Miguel e explorar a ilha livremente. A vantagem de alugar carro, é que pode visitar a ilha ao seu ritmo, visitar as atrações turísticas quando as condições metereológicas estiverem mais favoráveis e ficar quanto tempo quiser a apreciar as paisagens de cortar a respiração.
Cada itinerário oferece vistas deslumbrantes, onde não só aguardam destinos incríveis, mas também toda uma experiência de viagem única. A cada quilómetro percorrido, encontra paisagens de cortar a respiração, pastos verdejantes, zonas rurais autênticas e, claro, a oportunidade de partilhar a estrada com as famosas vacas felizes dos Açores!

Para alugar carro, recomendo a DiscoverCars.com, onde poderá comparar os melhores preços e fazer a sua reserva.
Se, ainda assim, a sua preferência seja viajar em excusões diárias, pode realizar aqui a reserva: Excursões de um dia em São Miguel
Recomendação:
Roteiro São Miguel – Dia 1
1. Ponta Delgada

A viagem começa com uma visita a Ponta Delgada, a capital e maior cidade da Região Autónoma dos Açores. Esta cidade encantadora é simples de visitar em meio dia, ideal para passear e apreciar o seu rico património histórico, cultural e arquitetónico. Ponta Delgada oferece ainda a oportunidade de saborear o melhor da gastronomia açoriana em alguns dos melhores restaurantes do arquipélago, desfrutar da animada vida noturna e apreciar as incríveis vistas sobre o mar.
Nesta visita à cidade, destacaram-se:
- Portas da Cidade
- Igreja de São José e Igreja de São Sebastião
- Jardim Botânico António Borges
- Palácio de Sant’ Ana
- Gruta do Carvão
Infelizmente não consegui visitar a Gruta do Carvão, a visita longa é (2-3 horas) e é necessário reservar com antecedência.
2. Cascata do Salto do Cabrito

O Salto do Cabrito é um desvio muito agradável antes de chegar à Caldeira Velha, que é certamente merecedor de uma visita. A Cascata do Salto do Cabrito, com os seus impressionantes 40 metros de altura, oferece uma paisagem deslumbrante e a oportunidade de se refrescar nas suas águas cristalinas.
Não deixe de subir a escadaria junto à cascata, que dá acesso a um passadiço metálico com uma vista e atmosfera fantásticas.

3. Termas da Caldeira Velha

Comece por visitar Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha onde encontrará informação sobre as origens vulcânicas das ilhas e sobre o Monumento Natural da Caldeira Velha.
No final da sua visita, pode relaxar nas quatro piscinas termais, rodeadas pela exuberante natureza característica da região. É uma experiência verdadeiramente única.
Importante: O tempo limite de permanência na Caldeira Velha é de 2 horas e só são permitidas 50 pessoas nas piscinas termais!
Faça a sua reserva online com antecedência para evitar filas e garantir a oportunidade de relaxar neste local incrível.
4. Lagoa do fogo

A área abrangida pela caldeira e pela lagoa é classificada como uma reserva natural e um geossítio dos Açores. As vistas são deslumbrantes e proporcionam excelentes oportunidades para tirar fotografias incríveis da paisagem circundante nos vários miradouros ao longo do caminho. Para os mais aventureiros, há ainda um trilho espetacular que desce até às margens da Lagoa do Fogo.
No entanto, é comum que esta lagoa esteja coberta por nevoeiro, por isso, consulte as câmaras online para verificar se vale a pena subir aos miradouros ou se deve agendar a visita para outro dia. Se estiver coberta de nevoeiro, não perca tempo a subir e opte por voltar noutra ocasião, quando as condições permitirem uma visão clara.
Importante: Durante o verão o acesso à Lagoa do Fogo está restringida a carros rent-a-car e só é possível de aceder de autocarro (shuttle) que passa por seis miradouros. O sistema de autocarros funciona todos os dias das 09:00 às 19:00 e, para os turistas, a visita à Lagoa do Fogo custa cinco euros.
Apesar da minha primeira visita ter sido de autocarro, acabei por voltar com o carro alugado após as 19h, por ser uma paisagem incrível que queria voltar a apreciar novamente com mais calma. Tudo indica que, antes das 9h da manhã ou depois das 19h, é acessível a carros rent-a-car.
Caso tenha disponibilidade, pode optar por visitar bem cedo, antes das 9h da manhã, para apreciar a vista outras pessoas por perto e pelo tempo que desejar.
Roteiro São Miguel – Dia 2
1. Lagoa do Congro

O acesso à deslumbrante Lagoa do Congro é feito através de um trilho pedestre (menos de 1 km) que, apesar de ser um pouco desafiante, é verdadeiramente recompensador. No final do trilho, será recebido por uma bela lagoa, rodeada de vegetação intocada, permitindo-lhe uma verdadeira ligação com a natureza num cenário incrível.
Devido ao seu acesso mais difícil em comparação com outras atrações turísticas, continua a ser um local tranquilo, livre de multidões de turistas.
2. Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra, situado no centro do Vale das Furnas, conta com mais de 12,5 hectares e acolhe um magnífico jardim botânico que possui uma das maiores coleções de camélias do mundo, bem como várias outras espécies de plantas terrestres e aquáticas.
Por fim, a célebre piscina termal vulcânica de água castanha, com uma temperatura de cerca de 40 graus Celsius, rica em ferro e outros minerais, oferece uma experiência relaxante e rejuvenescedora.

Importante: O parque está aberto entre as 10H30 e 16H30.
3. Caldeiras e Fumarolas das Furnas

O cheiro a enxofre é intenso neste local, onde é confecionado o famoso Cozido das Furnas, preparado no interior das fumarolas. Este método é característico desta região e confere aos alimentos um sabor único.

Recomendo o restaurante Tony’s para provar este prato único. Reserve com antecedência!
3. Lagoa das Furnas

Na margem sul da Lagoa das Furnas, após ter contemplado a sua beleza, visite a famosa Capela de Nossa Senhora das Vitórias e a Mata Jardim José do Canto, um jardim botânico, onde também terá acesso a uma cascata impressionante.

4. Poça da Dona Beija

Na Poça Da Dona Beija, encontra-se um oásis de fontes termais naturais localizado nas Furnas. É o lugar ideal para quem procura uma experiência termal pacífica, em piscinas com uma temperatura média de 39 graus Celsius.
Sugiro visitar a Poça da Dona Beija no final da tarde ou até mesmo à noite (Fecha às 22h), quando está mais fresco e mais escuro. À noite, a vegetação e o vapor unem-se para criar uma atmosfera mágica, proporcionando uma experiência única e extremamente relaxante.
Roteiro São Miguel – Dia 3
1. Miradouro do Pico do Carvão

A primeira paragem do dia é no Miradouro do Pico do Carvão, que fica na região da Lagoa das Sete Cidades. Este miradouro localizado a 800 metros de altitude e oferece uma vista panorâmica da ilha.
2. Lagoa do Canário

Estacione o carro no parque de estacionamento junto à estrada, que fica a 3 minutos a pé da Lagoa do Canário. Deixe o carro nesse parque de estacionamenteo, porque a Lagoa do Canário está situada no início do percurso pedestre que leva ao Miradouro da Boca do Inferno, com vista para a Lagoa das Sete Cidades.
3. Lagoa das Sete Cidades

Após visitar a Lagoa do Canário, continue o percurso de aproxiamdamente 15 minutos até chegar ao Miradouro da Grota do Inferno, localizado na Zona de Paisagem Protegida das Sete Cidades, que oferece uma vista privilegiada da Caldeira das Sete Cidades. Aproveite, porque é uma das melhores vistas em toda a ilha.
A próxima paragem é o Miradouro da Vista do Rei, que oferece a vista que é, provavelmente, a mais icónica de todo o arquipélago.

Além da vista incrível do Miradouro do Rei, muitos turistas visitam as famosas ruínas do Hotel Monte Palace. O acesso ao Hotel está interdito devido à falta de condições de segurança, mas muitos continuam a subir ao topo do hotel em busca de uma vista privilegiada.
3. Aldeia das Sete Cidades

Entre o Miradouro da Vista do Rei e Sete Cidades, aproveite para fazer uma paragem no Miradouro do Cerrado das Freiras e no Miradouro da Lagoa de Santiago, com vista para a Lagoa de Santiago.
Chegando a Sete Cidades, aproveite para passear pelas margens da lagoa e visitar a Ponte das Sete Cidades e a Igreja de São Nicolau.
4. Ponta da Ferraria

O próximo local a visitar é Ponta da Ferraria, mas pelo caminho passe pelo Miradouro da Ponta do Escalvado e Miradouro da Ilha Sabrina.
Ainda estava no roteiro visitar Mosteiros, onde aguardava a Ponta do Castelo e os Ilhéus dos Mosteiros, mas acabei por seguir diretamente para a Ponta da Ferraria.
Na Ponta da Ferraria, finalmente chegamos à Piscina Natural da Ponta da Ferraria, uma piscina de água quente que pode atingir temperaturas superiores a 30 graus Celsius, dependendo das marés. É o local perfeito para relaxar no final de um dia repleto de atividades.
5. Plantação Ananases Augusto Arruda

No final do dia, a caminho de Ponta Delgada e se ainda tiver tempo, visite a plantação de Ananases Arruda (consultar horário). A entrada é gratuita e podemos observar estufas com ananases em diversas fases de crescimento. Aconselho também a relaxar na esplanada e provar alguns dos deliciosos produtos transformados do ananás
Roteiro São Miguel – Dia 4
1. Observação de Baleias e Golfinhos
Uma das atividades mais emocionantes da viagem foi a observação de cetáceos (baleias e golfinhos), onde tive a oportunidade de observar 2 baleias sardinheiras e diversos golfinhos. Acima de tudo, é importante escolher uma empresa que se preocupe com sustentabilidade dos Oceanos e se comprometa em oferecer experiências de turismo responsável.
Aproveite, já que os Açores são um dos melhores locais do mundo para a observação de cetáceos.
Segue um pequeno vídeo gravado por mim:
Recomendação:
2. Rabo de Peixe
A partir de Ponta Delgada, siga até Rabo de Peixe, uma pequena vila piscatória que ganhou imenso destaque após a série na Netflix.
Recomendo reservar um dia para almoçar ou jantar no Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel e comer um bife à associação. É simplesmente divinal.
3. Chá Gorreana

A próxima paragem é na Fábrica de Chá Gorreana, a mais antiga plantação de chá na Europa. As visitas à plantação e à fábrica são gratuitas, permitindo observar o processo de produção do chá nas antigas máquinas ainda em funcionamento.

4. Farol do Arnel

Comece por visitar o Miradouro da Ponta do Arnel, onde poderá observar o primeiro farol a ser instalado na ilha de São Miguel, que ficou ainda mais conhecido com a série da Netflix “Rabo de Peixe”.
Atenção: Se quiser visitar o farol de perto, aconselho a não descer a rua de carro, visto que é muito íngreme, com uma inclinação acentuada de 35%, além de não ter estacionamento no local. Evite uma experiência stressante e opte por fazer percurso a pé.
Outros locais e atividades que poderá incluir no roteiro:
- Cascata do Salto do Prego
- Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
- Ribeira Grande
- Visitar o Ilhéu de Vila Franca do Camplo
Reflexão Final
Ao planear uma viagem aos Açores, esteja preparado para condições meteorológicas imprevisíveis ou outros fatores externos que possam exigir ajustes ao seu itinerário. Isto pode significar improvisar ou até cancelar planos, mas não se preocupe, pois faz parte da experiência de visitar os Açores.
Dê prioridade às suas atrações favoritas, mantenha-se flexível e desfrute de cada momento da sua viagem.
- IATIseguros.pt
Reconhecemos a importância do seguro de viagem para garantir uma viagem tranquila, com cobertura abrangente em imprevistos, como questões de saúde ou cancelamentos.
Divulgação de Links de Afiliados: Este post contém links de afiliados. Sempre que utilizar um dos links de afiliados anunciados neste artigo e fizer uma compra, eu receberei uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para você. Obrigado!