Qual a Melhor Época Para Ir ao Japão?

As melhor épocas para visitar o Japão são entre março e maio (primavera) e setembro e novembro (outono), uma vez que o clima é ameno e seco durante estes períodos. Por outro lado, a pior altura para visitar o Japão é entre junho e agosto (verão), o início do verão traz consigo a estação chuvosa e os meses seguintes são bastante quentes, acompanhados por elevados índices de humidade.

Melhor época para visitar o Japão

Primavera

Se pondera fazer uma viagem ao Japão, abril poderá ser a altura ideal para o fazer. Não só porque este mês marca o início do famoso desabrochar das cerejeiras em flor e o Hanami, que tipicamente se realiza entre o final de março e o início de abril, como as temperaturas são amenas e agradáveis na maior parte do país. 

Sakura no Japão

O Japão adora festivais e, embora haja “matsuri” durante todo o ano, alguns dos maiores e melhores têm lugar na primavera, oferecendo uma variedade de experiências culturais e celebrações locais.

No entanto, apesar de ser uma época do ano deslumbrante, significa que irá partilhar o espaço com muitos outros turistas e, consequentemente, os preços dos voos e alojamento são mais caros.

Outono

O outono é uma altura igualmente maravilhosa para se estar no Japão. Para muitos, o outono ultrapassa a primavera, pelas impressionantes paisagens repletas de folhas com tons intensos de vermelho, laranja, castanho e amarelo.

Embora o Japão seja um excelente destino para visitar durante todo o ano, poucas estações podem igualar o esplendor do outono no Japão. Quer seja em templos e santuários, a participar num dos muitos festivais de outono, ou mesmo a visitar os locais mais turísticos, o outono no Japão é uma das melhores estações para testemunhar a magia deste país.

É importante ter em mente que, embora o Japão central atinja o pico de folhas coloridas entre outubro e novembro, o mês de outubro pode ser considerado cedo demais para apreciar completamente as cores deslumbrantes do outono. Para uma experiência verdadeiramente surpreendente, é aconselhável planear a sua viagem entre meados de novembro e o início de dezembro, quando as árvores atingem o auge da sua beleza.

Por fim, para além das fantásticas paisagens coloridas, o outono também oferece temperaturas mais frescas e suportáveis, menos multidões e preços ligeiramente mais acessíveis do que na época das flores de cerejeira.

Qual a pior altura para visitar o Japão?

Embora seja incrível visitar o Japão em qualquer altura do ano, há certas alturas que simplesmente dificultar a vida dos turistas. Mesmo sendo difícil determinar uma resposta definitiva, uma vez que as preferências pessoais variam, há certos fatores que podem influenciar a sua escolha.

Verão

Os meses de verão podem ser extremamente desagradáveis para os turistas. No Japão, o início do verão traz os dias húmidos e aguaceiros intermitentes, conhecida pela estação das chuvas, que decorre entre o início de junho e meados de julho. Entre julho e agosto, além das temperaturas extremamente altas, também trazem consigo altos níveis de humidade e uma grande afluência de turistas.

Estes fatores podem tornar a experiência desconfortável para alguns turistas, principalmente se preferirem evitar o calor e a agitação das multidões. Além disso, os preços dos hotéis tendem a ser mais altos durante a época alta.

Golden Week e Ano Novo

Outra altura em que deve evitar visitar o Japão, é durante o período conhecido como Golden Week, uma série de feriados consecutivos que ocorrem no final de abril e início de maio. Durante este período, muitos japoneses aproveitam a oportunidade para viajar e aproveitar as férias, resultando em locais completamente lotados e preços mais altos. 

Por fim, outro período a ser evitado é a passagem de ano. O Ano Novo é uma época de celebração e reunião familiar no Japão, então muitas pessoas viajam para as suas cidades natais para passar o feriado com familiares. Isso resulta num aumento significativo no número de viagens domésticas e congestionamento nos transportes públicos. Além disso, muitas lojas e restaurantes podem fechar durante este período.

Vale a pena visitar o Japão no inverno?

Apesar do tempo frio que acompanha a chegada do inverno, a cidade de Tóquio consegue ainda assim ser muito apelativa, com os festivais sazonais e iluminações espetaculares. As temperaturas rondam, em média, os 10 °C e o ar é seco, com apenas alguns dias de chuva por mês. A neve em Tóquio nunca é muito intensa, então não precisa de se preocupar com nevões. 

Tokyo durante o inverno

Além de Tóquio, o Japão oferece uma infinidade de destinos fascinantes para explorar fora da capital durante o inverno, onde poderá descobrir paisagens deslumbrantes, tradições e experiências únicas em diversas regiões.

Kyoto é um dos destinos que merece uma visita durante o inverno, conhecida pelos magníficos templos e santuários, a cidade ganha uma beleza adicional quando coberta de neve.

A região de Hokkaido, a prefeitura mais a norte do Japão, é famosa pelas suas paisagens deslumbrantes durante o inverno e um destino ideal para os amantes de desportos de inverno. Em Hokkaido encontram-se alguns dos principais resorts de esqui, conhecidos pela neve “powder”, altamente valorizada pelos entusiastas de desportos de inverno.

Outra região imperdível durante o inverno é Tohoku, localizada a norte de Tóquio. Com as suas paisagens montanhosas cobertas de neve, Tohoku oferece experiências únicas, conhecida pelos festivais de inverno.

Por outro lado, se procura uma experiência relaxante, as fontes termais tradicionais do Japão, conhecidas como onsens, são perfeitas para o inverno. Lugares como Hakone, Kusatsu e Beppu são conhecidos pelas suas águas termais e paisagens montanhosas.

Por último, não posso deixar de mencionar o Monkey Park em Jigokudani, na região de Nagano.

Macao da Neve

Veja também:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *