Osaka, a terceira maior cidade do Japão, intitulada “cozinha do Japão”, é um vibrante centro urbano conhecido pela vida noturna agitada e rica gastronomia, com uma variedade de atrações históricas e culturais.
Para explorar profundamente a cidade pode levar cerca de uma semana, ou mais. No entanto, para aqueles que visitam o Japão por tempo limitado, podem optar pelo mínimo de 3 dias, que permite uma visita básica aos principais pontos turísticos e uma deslocação a Nara e/ou Kobe.
Se prefere uma visita mais completa, recomendamos que reserve pelo menos 5 dias para visitar calmamente as atrações principais de Osaka, incluindo o Aquário Kaiyukan e Universal Studios Japan, assim como aproveitar para visitar Nara e/ou Kobe.
A região mais icónica de Osaka é Dotonbori, uma área movimentada na zona de Minami, que ganha vida ao cair da noite, com uma infinidade de bares, luzes de néon e restaurantes.

Osaka vs Kyoto
Se o seu tempo está limitado e, por muito que Osaka seja incrível, pessoalmente, eu passaria mais tempo em Quioto, uma vez que há muitos mais sítios históricos e culturais para ver. Então, Quioto é, sem dúvida, o local a visitar durante mais tempo se quiser sentir realmente a essência do Japão e a sua história, tornando-se uma escolha atraente para uma estadia mais longa e imersiva.
No entanto, não ignore Osaka, que também é uma cidade que vale muito a pena visitar, mesmo que seja por 2 dias, devido à sua atmosfera única e vibrante, especialmente durante a noite. Além disso, ambas as cidades ficam muito próximas uma da outra, permitindo uma fácil deslocação entre si.
Para que fique claro, Osaka e Quioto ficam a meia hora de distância e podem ser consideradas partes diferentes de uma única área metropolitana. Poderá facilmente reservar o mesmo hotel para toda a sua estadia e, nos seus dias livres, apanhar um comboio rápido de Quioto para Osaka, ou vice-versa.
Além disso, a famosa cidade de Nara também fica nesta região, com templos ainda mais antigos do que Quioto e com veados (geralmente) simpáticos a vaguear pelas ruas, a esperar serem alimentado pelos turistas. Nara é, sem dúvida, um destino imperdível nesta área.

Por último, Osaka também é um dos pontos de conexão mais adequados para visitar o Monte Koya (Koyasan), um dos locais mais magníficos de todo o Japão, que pode ser acessado facilmente através da Linha Ferroviária Nankai, que parte das estações Namba ou Shin-Imamiya de Osaka.

Se tiver muito tempo livre nesta área, Kobe também é uma excelente viagem de um dia a partir de Osaka.
Locais de Interesse em Osaka:
- Templo Shitenno-ji
- Dotonbori
- Shinsaibashi Shopping Arcade
- Tsutenkaku Tower
- Castelo de Osaka (Osaka-jo) e Parque do Castelo
- Minoo Park
- Mercado Kuromon
- Distrito Minami
- Sumiyoshi-taisha
- Cup Noodles Museum
- Osaka Tennoji Park
- Osaka International Peace Center
- Spa World
- Tenmangu Shrine e Festival Tenjin
- Osaka Aquarium Kaiyukan
- Roda Gigante Tempozan
- Torre Tsutenkaku
- Museu Nacional de Arte de Osaka
- Universal Studios Japan
- Osaka Tennōji Zoo & Park
- Museu da Ciência de Osaka
- Umeda Sky Building
- Santuário Namba Yasaka
- Templo Hozen-ji
- Museu de História de Osaka
- Abeno Harukas
- Museu da Habitação e Vida em Osaka
- Viagem a Nara/Kobe

Com base nos interesses individuais dos visitantes, entre 3 a 5 dias pode ser a duração ideal para explorar Osaka. Enquanto 3 dias possibilitam visitar os principais pontos turísticos, 5 dias oferecem uma exploração mais completa e tranquila, sem a necessidade de fazer escolhas difíceis e comprometer a visita de atrações importantes. Ademais, incluir visitas a Nara e/ou Kobe pode enriquecer ainda mais a experiência.