Descubra 8 Ilhas “Tropicais” na Europa

A Europa, como destino turístico, é principalmente associada ao seu vasto património histórico, cultural e artístico, enquanto destinos tropicais não são frequentemente associados a este continente, devido ao seu clima geralmente ameno e temperado.

No entanto, mesmo sem o típico clima tropical, a Europa oferece algumas ilhas fantásticas com um clima quente, paisagens verdejantes, praias deslumbrantes de areias brancas e águas límpidas com temperaturas muito agradáveis, que nos fazem esquecer que estamos na Europa e transportam-nos para uma ilha tropical.

1. Ilha da Madeira, Portugal

Ilha da Madeira

Repleta de florestas, praias e montanhas, a Ilha da Madeira é um verdadeiro paraíso no Atlântico. O seu padrão climático único é caracterizado por temperaturas amenas e moderadas, raramente atingindo extremos, proporcionando uma atmosfera primaveril constante.

A Madeira é um destino de eleição para os entusiastas de caminhadas, oferecendo a oportunidade de explorar paisagens únicas, entre o mar, as montanhas, as florestas e as cascatas, bem como as famosas levadas. Uma das atrações mais notáveis da Madeira é a exuberante floresta Laurissilva, uma densa vegetação subtropical caracterizada pela sua elevada humidade. 

2. São Miguel, Portugal

São Miguel

São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, é um destino perfeito para aventuras na natureza, com uma beleza incomparável, presente em diversas paisagens que vão desde lagos de crateras e terrenos montanhosos exuberantes a praias rodeadas de falésias.

Cada recanto de São Miguel emana uma inacreditável beleza natural, com trilhos para caminhadas que conduzem a miradouros de cortar a respiração. Os visitantes também podem desfrutar da experiência emocionante de observar golfinhos e baleias, bem como de uma variedade de atividades ao ar livre, tanto em terra como no mar. Para relaxar, a ilha dispõe das suas famosas piscinas termais, proporcionando o retiro perfeito após um dia de exploração.

3. La Gomera, Espanha

La gomera

La Gomera, a segunda ilha mais pequena do arquipélago das Canárias, possui um clima subtropical caracterizado por verões quentes e invernos suaves, garantindo sol durante todo o ano. A sua vegetação exuberante, caracterizada por palmeiras, contribui para a atmosfera tropical e encanto da ilha. 

O famoso Parque Nacional de Garajonay, situado no coração da ilha, é famoso pela sua floresta Laurissilva, que cobre 70% do parque, muito possivelmente, a selva subtropical mais impressionante em toda a Europa.

Embora a maioria das praias de La Gomera seja composta por cascalho ou rocha, e algumas sejam acessíveis apenas a pé, aqueles que se aventuram nestes locais isolados são recompensados com águas cristalinas e deslumbrantes praias desertas.

4. Corfu, Grécia

Corfu

A ilha de Corfu é um verdadeiro paraíso no Mediterrâneo, conhecida como a “ilha verde” do Mar Jónico, graças às suas colinas e montanhas verdejantes, caracterizadas pela abundância de oliveiras e ciprestes que pontilham a sua paisagem.

Embora famosa pelos seus resorts luxuosos e pela vida noturna vibrante, especialmente entre os viajantes mais jovens, Corfu também oferece uma costa repleta de praias desertas com águas azuis cristalinas, perfeitas para quem procura uma experiência relaxante.

5. Formentera, Espanha

Formentera

Formentera é um paraíso no Mediterrâneo, com praias deslumbrantes, costas rochosas ou de areia branca e uma atmosfera tranquila e pacífica. Apenas a 30 minutos de barco de Ibiza, Formentera é um encantador paraíso com charme “tropical” perfeito para os amantes da praia, com longas extensões de areia branca, águas cristalinas e temperaturas muito agradáveis.

Em comparação com Ibiza, Formentera oferece uma atmosfera mais relaxada e descontraída, servindo principalmente aqueles que procuram um retiro tranquilo e até com uma ligação mais próxima à cultura hippie. Aqui, o objetivo é desfrutar de horas de repouso junto ao mar ao pôr do sol, seguidas de noites passadas nos bares e restaurantes da ilha.

6. Sardenha, Itália

Sardenha

A ilha da Sardenha, a segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, é frequentemente comparada a um paraíso tropical, com as suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e vegetação exuberante. À primeira vista, muitos poderiam facilmente acreditar que estão a olhar para uma verdadeira ilha tropical. Reconhecida por ter as melhores praias de Itália, a Sardenha faz jus à sua reputação com as águas azul-turquesa e uma costa deslumbrante, repleta de formações rochosas impressionantes. 

Contudo, a Sardenha vai além de proporcionar umas simples férias relaxantes na praia. Com uma variedade de reservas e parques nacionais, assim como ruínas antigas, a ilha oferece oportunidades emocionantes para explorar a sua rica história e beleza natural.

7. Córsega, França

Córsega

A Córsega é um excelente destino para umas férias “tropicais” na Europa, conhecida pelas suas praias de areia fina deslumbrantes, águas azuis cristalinas e gastronomia deliciosa.

As características únicas da Córsega, caracterizadas pelo seu terreno montanhoso com 20 picos que ultrapassam os 2000 metros, oferecem aos visitantes paisagens inigualáveis e em grande parte intocadas, proporcionando uma experiência inesquecível.

8. Sicília, Itália

praia na Sicília

A ilha da Sicília é um paraíso subtropical na Europa com uma diversidade impressionante. Desde deslumbrantes praias de pedra a praias de areia fina, montanhas e vulcões, a ilha tem de tudo. As suas águas cristalinas, paisagens rurais pacatas e habitantes locais calorosos, criam uma atmosfera genuinamente convidativa.

Muitas das praias da Sicília têm águas azul-turquesa e extensos areais, com temperaturas do mar muito agradáveis. As praias vão desde os pontos turísticos tradicionais até às localizadas perto ou mesmo dentro de reservas naturais. Sem deixar de mencionar que a Sicília é rica em parques e reservas naturais, proporcionando ainda mais oportunidades para explorar a natureza exuberante da ilha.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *