Ilha Terceira: O que visitar em 2 dias

Este itinerário é equilibrado e flexível, permitindo-lhe ajustá-lo consoante as suas preferências. Quer esteja à procura de dias preenchidos com atividades ou de uma visita mais calma e descontraída, pode personalizar a sua experiência para tirar o máximo partido da sua estadia.

A ordem de visita aos pontos turísticos deve ser ajustada conforme as condições meteorológicas, que podem ser extremamente imprevisíveis e afetar os seus planos. Mas não se preocupe, faz parte da experiência de visitar os Açores!

Para isso, deve visitar as câmaras que mostram as condições meteorológicas dos principais pontos turísticos e gerir a sua viagem. Por exemplo, verificar quais os miradouros que podem ser observados com maior clareza nesse dia e aproveitar para visitá-los.

Desfrutar da ilha em dois dias é perfeitamente possível e garante uma experiência muito enriquecedora. No entanto, se puder prolongar a sua estadia por mais um dia, não se vai arrepender. Para quem prefere uma viagem mais calma, com tempo para relaxar e descomprimir, recomendo pelo menos 3 dias.

Uma vantagem de passar mais tempo na Terceira, é que pode descontrair nas piscinas naturais e realizar diversas caminhadas e trilhos incríveis com paisagens deslumbrantes.

Este itinerário foi cuidadosamente concebido para que os visitantes possam tirar o máximo partido da ilha em dois dias repletos de atividades, de uma forma simples e equilibrada.

Para quem prefere uma abordagem mais descontraída, é possível ajustar o itinerário e, se necessário, eliminar algumas atrações sem comprometer a essência da visita aos principais encantos da ilha.

Vaca em pasto nos Açores

Quando visitar os Açores?

A melhor altura para visitar os Açores é entre o final da primavera e o início do outono, entre junho e outubro. Por vezes, as condições climatéricas ideais chegam a prolongar-se até novembro.

Pode esperar muita chuva, depois sol, depois nevoeiro (que pode durar alguns dias).  No entanto, o clima é ameno, com uma temperatura média anual à volta dos 15 graus. 

Lembre-se de levar roupa adequada ao clima do Açores, se tem dúvidas, consulte o nosso artigo: 

Alugar carro na Terceira?

Recomendo vivamente alugar um carro na Terceira para explorar a ilha com total liberdade. A principal vantagem de alugar um carro é a possibilidade de visitar as atrações turísticas ao seu próprio ritmo, adaptando-se mais facilmente às condições climáticas e desfrutando das paisagens deslumbrantes pelo tempo que desejar.

Para reservar o aluguer do carro, recomendo a DiscoverCars.com para comparar os melhores preços e fazer reserva.

Conduzir nos Açores é, por si só, uma experiência incrível, pois cada trajeto entre pontos turísticos oferece vistas deslumbrantes. Na verdade, não são apenas os destinos que são incríveis, mas toda a experiência de viagem, especialmente com toda a liberdade proporcionada por um carro alugado.

Se, ainda assim, a sua preferência é visitar em excursão, pode escolher entre diferentes ofertas:

Onde ficar alojado?

O melhor local para procurar alojamento é em Angra do Heroísmo, uma cidade histórica, Património Mundial da UNESCO, que serve como ponto de partida ideal para explorar outras partes da ilha. 

A cidade oferece vários eventos culturais e festivais ao longo do ano. Além disso, os visitantes podem desfrutar da diversidade da gastronomia local nos seus restaurantes tradicionais e experienciar a hospitalidade açoriana.

Angra do Heroísmo possui uma boa infraestrutura turística, incluindo uma variedade de opções de alojamento, lojas, cafés e serviços, garantindo uma estadia confortável para os visitantes.

Por último, rodeada de paisagens deslumbrantes, a cidade oferece vistas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico e está perto de áreas naturais preservadas.

Consulte os melhores Hotéis e compare preços:

Gastronomia local

O prato mais famoso da Ilha Terceira é a alcatra de vaca, cozinhada lentamente numa panela de barro com vinho, alho, cebola, louro e pimenta-preta. A confeção da Alcatra terá sido inspirada com base na Chanfana. Foi o primeiro prato que provei quando cheguei à ilha e aconselho vivamente.

Para alcatra de vaca recomendo o restaurante os Os Moinhos e para Alcatra de peixe o restaurante Boca Negra, ambos proporcionaram uma experiência gastronómica incrível. Os restaurantes Ti Choa e Taberna Roberto também são uma ótima opção para se deliciar com um pouco de cada dos petiscos regionais.

Por ser uma ilha, é impensável não provar pratos de peixe, como a caldeirada de polvo ou de peixe, e petiscar umas lapas.

Adicionalmente, não posso deixar de recomendar os Bolos Dona Amélia e, claro, o vinho de Biscoitos. 

Roteiro TerceiraDia 1

1. Praia da Vitória e Miradouro do Facho

Antes mesmo de realizar o check-in, fui recebido pela deslumbrante Praia da Vitória, um local perfeito para relaxar e apreciar o mais extenso areal dos Açores. Na verdade, esta deslumbrante praia dá o seu nome à cidade e concelho de Praia da Vitória.

Para enriquecer a sua visita à Praia da Vitória, não deixe de subir ao miradouro do Facho. Aí, poderá desfrutar de uma vista encantadora sobre o extenso areal, o porto e a cidade.

2. Miradouro da Serra do Cume 

Também conhecido como “Manta de Retalhos”, este é o mais icónico e impressionante miradouro da Terceira, onde podemos observar os “retalhos”, pastagens de gado divididos por muros de pedras vulcânicas, que exibem diversas tonalidades de verde. Além disso, ainda podemos observar cinco vulcões: Cinco Picos, Pico Alto, Guilherme Moniz, Santa Bárbara e os Ilhéus das Cabras.

É, sem sombra de dúvidas, um dos locais mais incríveis de se visitar na ilha. Para melhorar ainda mais esta experiência incrível, sugerimos uma visita durante o pôr do sol.

3. Angra do Heroísmo

Fonte: Unsplash.com

Angra do Heroísmo, capital da Ilha Terceira e antiga capital do reino de Portugal em duas ocasiões críticas, conquistou um lugar distinto como a primeira cidade portuguesa a ser considerada Património Mundial da UNESCO. Com cinco séculos de história, esta cidade é um testemunho vivo de eventos passados e uma peça fundamental do património cultural português.

Mesmo enfrentando a devastação de um terramoto em 1 de janeiro de 1980, Angra do Heroísmo foi reconstruída com mestria, preservando o seu caráter único e autenticidade. 

Estátua Vasco da Gama na Ilha Terceira

Principais atrações para visitar em Angra do Heroísmo:

  • Praça Velha
  • Estátua de Vasco da Gama no Pátio da Alfândega
  • Marina de Angra
  • Forte de São Sebastião
  • Igreja da Misericórdia
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Jardim Duque da Terceira
  • Alto da Memória
  • Miradouro de Angra
  • Sé Catedral de Angra do Heroísmo
  • Palácio dos Capitães Generais
  • Prainha (Praia de Angra do Heroísmo)

4. Monte Brasil

A Reserva Natural do Monte Brasil é um antigo vulcão extinto junto à cidade de Angra do Heroísmo. Hoje é o parque natural da cidade com paisagem protegida e incríveis miradouros, onde pode também contar com vistas incríveis da cidade e baía de Angra do Heroísmo.

O monte pode ser acedido de carro (consultar horário) e também conta com percursos terrestres.

Veado no monte brasil

O que fazer no monte Brasil:

  • Miradouro do Pico das Cruzinhas
  • Estátua de D. Afonso VI
  • Fortaleza de São João Baptista
  • Pico das Cruzinhas
  • Miradouro Pico do Facho
  • Área para observar animais como veados, galinhas, pavões, etc.

5. Ilhéu das Cabras e Porto Judeu

Fonte: Unsplash.com

Em direção a Porto Judeu, passe pelo miradouro da cruz do canário ou desça à Fajã do Fisher, para observar o Ilhéu das Cabras.

Chegando à localidade de Porto Judeu pode visitar Império do Divino Espírito Santo, o Pico da Dona Joana (cone vulcânico), Piscina Natural do Refugo e a Gruta das Agulhas.

Roteiro Terceira – Dia 2

1. São Mateus da Calheta

Comece o dia a visitar a aldeia de São Mateus da Calheta. Aqui pode encontrar um dos portos de pesca mais bonitos da Terceira, o Museu Casa dos Botes Baleeiros, Forte de São Mateus e as Igrejas de São Mateus (Velha e Nova).

2. Piscinas Naturais dos Biscoitos

Piscinas Naturais dos Biscoitos

As belíssimas Piscinas Naturais dos Biscoitos, localizadas na freguesia dos Biscoitos, são amplamente conhecidas pelas suas águas cristalinas. Estas piscinas são naturalmente esculpidas em rochas vulcânicas e além da sua beleza, são um ótimo local para nadar, estender a toalha e relaxar durante umas horinhas à beira-mar. 

Biscoitos também é conhecida por ser a única região vinícola na Ilha terceira e, se tiver interesse, pode observar as vinhas no Miradouro da Nossa Senhora, ou mesmo visitar Museu do Vinho de Biscoitos.

3. Gruta do natal

Placa da Gruta do Natal

A Gruta do Natal é um túnel de lava com 700 m de extensão e passou a ser conhecida por “Gruta do Natal” após, no passado, ter sido ali realizada uma Missa do Galo. Esta gruta fica localizada por baixo da Lagoa do Negro, que fica próxima da casa de apoio da Gruta do Natal.

4. Algar do carvão

Algar do Carvão

Algar do Carvão é, para mim, o lugar mais impressionante da Ilha Terceira, com a oportunidade de entrar na chaminé de um vulcão que não se encontra obstruída, permitindo a sua visita. A parte superior do interior do cone encontra-se coberta de vegetação e ainda termina numa pequena lagoa à profundidade de 90 metros. É um dos únicos vulcões da Terra que pode ser explorado a pé no seu interior.

Pode consultar aqui os horários e preço de entrada Gruta do Natal + Algar do Carvão

5. Furnas do enxofre

Para explorar as Furnas do Enxofre (entrada gratuita), os visitantes percorrem um pequeno trilho, onde podem observar várias fumarolas que libertam gases a temperaturas elevadas. Ao longo deste percurso pedestre, é possível sentir de perto o cheiro intenso a enxofre.

6. Miradouro da Serra de Santa Bárbara

Seguindo caminho para o Miradouro da Serra de Santa Bárbara, aproveite para contemplar a Lagoa das Patas, com diversas mesas de merendas, perfeito para um piquenique, até que, por fim, chegará ao Miradouro.  

Este é o ponto mais alto da Terceira e é fundamental ser visitado. Com sorte, poderá desfrutar de uma vista magnífica de toda a ilha Terceira, talvez até alcançando as vizinhas Pico e São Jorge. 

Recomenda-se verificar as condições meteorológicas antes de dirigir-se ao miradouro. Infelizmente, na minha visita, estava coberto de nevoeiro, o que impediu a visibilidade completa.

No entanto, deixo um vídeo (Não é meu) da fantástica vista panorâmica:

Outras atrações e atividades:

Com apenas dois dias, é preciso tomar decisões difíceis e deixar algumas atrações de lado. Ainda assim, caso tenha tempo, pode incluir estas opções no seu roteiro:

  • Observação de baleias e golfinhos
  • Fábrica do Queijo Vaquinha
  • Parque das Frechas
  • Serreta e Mata da Serreta
  • O Império do Espírito Santo da Vila de São Sebastião

Museus:

Piscinas Naturais e Zonas Balneares:

  • Piscinas Naturais da Silveira
  • Piscinas Naturais da Salga
  • Piscinas Naturais de Porto Martins
  • Zona Balnear do Negrito
  • Praia das Escaleiras
  • Piscinas Naturais das Quatro Ribeiras
  • Piscinas Naturaisdas Cinco Ribeiras

Miradouros:

  • Miradouro da Ponta do Queimado
  • Miradouro da Vigia das Baleias
  • Miradouro Serra da Ribeirinha
  • Miradouro de Alagoa e Fajã da Alagoa
  • Miradouro do Pico Matias Simão
  • Miradouro da Ponta das Contendas
Recursos de Viagem
Seguro de viagem

Divulgação de Links de Afiliados: Este post contém links de afiliados. Sempre que utilizar um dos links de afiliados anunciados neste artigo e fizer uma compra, eu receberei uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para você. Obrigado!

Veja também:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *