comboio passando entre os alpes

Como viajar de comboio na Europa: Dicas e Itinerários

A experiência de viajar de comboio é única e, para muitos, inigualável. Principalmente, porque permite apreciar verdadeiramente a viagem, não apenas o destino.

Muitos sonham em viajar pela Europa de comboio, explorar os destinos dos seus sonhos e apreciar paisagens únicas e deslumbrantes, algumas delas verdadeiramente impressionantes. Tudo isto com o conforto e a comodidade que apenas uma viagem de comboio pode proporcionar.

Existem várias formas de viajar pela Europa de comboio, desde bilhetes individuais entre cidades ao conhecido passe InterRail (Eurail para cidadãos e residentes não europeus) que oferece uma oportunidade única para explorar a Europa, com uma sensação de liberdade e espontaneidade.

Vantagens de Viajar de comboio pela Europa

1. Viagens Rápidas e Seguras: Viajar de comboio oferece viagens eficientes e seguras, com uma excelente relação velocidade-segurança.

2. Estações no Centro das Cidades: Uma das maiores vantagens das viagens de comboio é a conveniência de chegar diretamente ao centro das cidades.

3. Bagagem Flexível: Não precisa de se preocupar com restrições rigorosas de peso e tamanho da bagagem, tornando as viagens de comboio mais flexíveis.

4. Muitas Opções e Pouco Tempo de Espera: A maioria dos comboios parte e chega pontualmente, com tempo de espera mínimo na estação, otimizando o seu tempo de viagem. Além disso, pode chegar à estação muito perto da hora de partida, sem precisar de chegar com horas de antecedência.

5. Conforto e Conveniência: Os assentos nos comboios são geralmente mais espaçosos e confortáveis do que nos aviões, proporcionando uma viagem mais agradável.

6. Possibilidade de trabalhar em viagem: Basta abrir o computador portátil e utilizar uma das tomadas presentes na maioria dos comboios europeus. No entanto, o acesso à internet pode ser difícil mesmo com um cartão SIM, principalmente em zonas rurais e túneis.

7. Entretenimento: Pode ler um livro, ver um filme/série ou simplesmente passar algum tempo a conversar com um novo amigo.

6. Facilidade de Paragens: Pode fazer paragens facilmente durante a viagem, explorando locais antes de decidir se deseja ficar alojado.

7. Transporte de Líquidos e Alimentos: Pode transportar livremente líquidos, comida e água, garantindo que tem tudo o que precisa durante a viagem.

8. A Viagem pode ser o Destino: Em muitos casos, a viagem de comboio pode ser tão impressionante quanto o próprio destino, com paisagens deslumbrantes ao longo do caminho.

9. Flexibilidade: As viagens de comboio são frequentemente mais flexíveis do que voar, muitas rotas não exigem reserva antecipada e permitem alterações de itinerário.

10. Sensação Incrível: Viajar de comboio é, por si só, uma experiência incrível, um sonho para muitos que pode finalmente ser concretizado.

Comboio a passar por uma ponte
Fonte: Unsplash.com

Por que escolher o passe InterRail?

É muito simples, nenhum outro passe de viagem lhe dá acesso a mais de 30.000 destinos e funciona da mesma forma em todos os países, permitindo maior flexibilidade, com ou sem plano.

Este passe permite a liberdade de escolher para onde e quando viajar, apenas com um passe, proporcionando a capacidade de visitar vários países e cidades, adaptando-se ao seu próprio ritmo e interesses.

Por fim, poderá ser uma opção mais económica, especialmente se planeia fazer viagens longas e visitar múltiplos destinos, que em vez de comprar bilhetes individuais, apenas necessita de um passe

Pode escolher entre uma variedade de opções de comboios consoante a sua velocidade e nível de conforto preferidos, desde modelos rudimentares a modelos luxuosos como os comboios Eurostar e Thalys.

Passes Globais (Global passes: Continuous Passes e Flexi Passes):

Os passes globais contínuos permitem viajar sem limites, durante todos os dias, pode viajar ilimitadamente na Europa.

Os passes globais flexíveis permitem-lhe escolher um número de dias num período em que pode viajar. Por exemplo, o passe de 10 dias em 2 meses permite-lhe escolher 10 dias em qualquer período de dois meses em que viaje.

Ambos os Global Passes permitem viagens ilimitadas na Europa, exceto no seu país de residência (excepto para sair e entrar no país).

Importante: Em certos países é necessário reservar lugares, o que pode aumentar bastante o custo.

Passes de um país só (One-country passes)

Este passe, como o nome indica, não permite viajar por toda a Europa, são passes de um país, que só permitem viajar num país. 

Para informações detalhadas sobre os passes: Passes guide: Explore Europe by rail | Interrail.eu

Importante

Pode apenas repartir os dias de viagem por um máximo por 2 meses se comprar um passe flexi de mais de 10 dias, mas todos os passes flexi menores só permitem reparti-los por 1 mês. Em alternativa, pode comprar um passe contínuo de 3 meses.

Após comprar o seu Passe Interrail, receberá o seu kit Interrail em casa. Este kit inclui o seu Passe Interrail com instruções, um diário de viagem para preencher e um mapa ferroviário da Europa com todas as linhas de comboio que pode utilizar.

Vantagens do passe InterRail

  • Flexibilidade e possibilidade de alterar os planos facilmente
  • Liberdade e espontaneidade de uma viagem confortável sem itinerário fixo
  • Facilidade em apanhar qualquer comboio, sem passar por processos burocráticos e filas (exceção para os serviços que exigem reserva)

Para outras perguntas e respostas sobre o passe consulte esta página disponibilizada no website interrail.eu

Fonte: Unsplash.com

Desvantagem: Reservas

É muito importante considerar as reservas de lugar quando está a planear o orçamento da viagem, visto que não estão incluídas no passe InterRail e podem aumentar consideravelmente o custo da viagem. 

Nesse sentido, o passe é principalmente vantajoso em países onde não é necessário reservar lugar, onde pode simplesmente apanhar o comboio que preferir.

Comboios de alta velocidade e comboios noturnos quase sempre requerem uma reserva, mas os comboios locais e suburbanos geralmente não precisam. As reservas geralmente custam entre €10 a €20 por viagem, como pode consultar aqui: Reservations Fees for Trains | Interrail.eu

Pode consultar aqui os países mais flexíveis, que geralmente não necessitam de reservas. 

InterRail vs Bilhetes Individuais: Será que o passe interRail vale a pena?

Depende do seu destino e da sua flexibilidade de viagem. 

A decisão de adquirir um passe InterRail ou comprar bilhetes individuais depende de uma análise de custos. A única maneira de saber se poupará dinheiro com o passe é através de pesquisa e alguns cálculos.

Se planear a sua viagem e comprar bilhetes individuais com antecedência, poupará quase sempre uma boa quantia de dinheiro em comparação ao passe InterRail. Se preferir máxima flexibilidade e uma viagem mais espontânea, opte pelo passe InterRail.

Afinal, com o passe pode fazer um número ilimitado de viagens de comboio durante um dia, com a oportunidade de improvisar, possibilitando conhecer vários destinos num só dia.

Lembre-se de que não precisa escolher apenas entre o passe InterRail ou viagens individuais. Pode utilizar o passe para os dias mais caros e bilhetes individuais quando for mais barato. Pode ver o custo por dia de viagem do passe + reservas, comparar com os bilhetes individuais para cada percurso e ver qual é o mais barato.

O passe InterRail permite-lhe poupar dinheiro? 

Possivelmente, mas depende dos países escolhidos.

Em termos gerais, o Interrail vale a pena em países onde as viagens de comboio são caras e onde não é necessário reservar lugares obrigatoriamente.

Por exemplo, a Suíça é um dos destinos mais populares para fazer uma viagem com o passe InterRail. Isto porque não é necessário reservar lugar (exceto alguns comboios mais luxuosos) e pode utilizar o seu passe Interrail para viajar livremente.

Por outro lado, o valor do passe InterRail passa a ser questionável em países onde as viagens de comboio são mais acessíveis e muitos comboios exigem reserva. 

Tal como as companhias aéreas, os operadores ferroviários utilizam preços dinâmicos, então se conseguir reservar com alguns meses de antecedência ou até mesmo viajar na época baixa, poderá obter bilhetes individuais muito mais baratos. Nesse casos, passa a ser mais vantajoso comprar bilhetes individuais.

Países que vale a pena viajar com InterRail (na minha opinião):

Melhores Países, mais flexíveis a nível de reservas: Suíça, Alemanha, Áustria, Reino Unido, República Checa, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Dinamarca, Polónia e Croácia.

Países que compensa (quase sempre) bilhetes individuais: França, Espanha, Itália, Grécia e Portugal.

Qual a diferença entre InterRail e Eurail?

Eurail e InterRail são ambos passes ferroviários semelhantes. A diferença fundamental é que os passes Eurail são reservados exclusivamente para não europeus ou para aqueles que não residem na Europa. Por outro lado, os passes InterRail são destinados apenas a cidadãos europeus ou residentes na Europa.

Dicas para planear a viagem e poupar dinheiro:

1. Descarregar a aplicação InterRail Rail Planner

O InterRail oferece-lhe a aplicação Rail Planner, uma aplicação gratuita que pode ser descarregada para Android e IOS. 

Esta aplicação vai ajudará a organizar e a planear a sua viagem à Europa. Graças a esta ferramenta, pode visualizar o seu plano de viagem, bem como o seu itinerário. A aplicação também permite visualizar os horários dos comboios.

2. Reserve o seu alojamento com antecedência

Reserve o seu alojamento com antecedência, principalmente na época alta. Pode ficar em hotéis, hostels, alojamentos locais ou consultar o Airbnb para procurar preços mais acessíveis. 

3. Viaje durante a época baixa

Viajar na época baixa oferece a vantagem de encontrar preços mais acessíveis em alojamento e atividadess. Além disso, permite uma viagem mais calma e autêntica, longe das multidões de turistas.

Comboio em linha de comboio com neve
Fonte: Unsplash.com

4. Utilize os comboios noturnos

Muitos viajantes também optam por comboios noturnos. Não só é uma excelente forma de poupar no custo de um hotel durante a noite, como pernoitar numa carruagem-cama pode ser uma experiência única.

ceu estrelado sobre linha de comboio
Fonte: Unsplash.com

5. Viajar com pouca bagagem

Opte por uma mochila em vez de uma mala de viagem. É aconselhável que a sua mochila seja o mais leve possível, uma vez que o seu alojamento poderá não ser necessariamente perto da estação. Tenha em conta a praticidade e a eficiência.

Certifique-se de que escolhe uma mala robusta, de modo a evitar qualquer desconforto ou tensão nas suas costas.

6. Planeie o orçamento e registe as despesas

É importante definir um orçamento antes de partir, para ajudá-lo a evitar gastos excessivos. Durante a viagem, registe as despesas e evite gastos desnecessários.

Faça transações mediante plataformas digitais ou utilize um cartão que paga automaticamente na moeda local. Se a moeda do destino não for o Euro, assegure-se de fazer a troca de moeda antecipadamente para evitar taxas de câmbio exorbitantes.

7. Escolher países com baixo custo de vida

Uma estratégia inteligente, pode ser optar por países com custos de vida mais baixos, semelhantes ou até inferiores aos de Portugal. Desta forma, além de poupar nos custos de viagem, também poderá aproveitar para visitar mais atrações ou fazer atividades por preços acessíveis.

8. Opte por comboios regionais e não visite apenas cidades

Opte por comboios regionais mais lentos, onde não é necessário reservar lugares, que pode ser uma excelente forma de poupar dinheiro. As vistas são igualmente encantadores e passam por pequenas aldeias e locais perto da natureza. A estadia nessas áreas também é, geralmente, mais barata.

linha de comboio no meio da natureza
Fonte: Unsplash.com

9. Aproveite descontos em museus, monumentos e atrações

Por vezes, existem dias específicos do mês ou semana que oferecem descontos ou até entrada gratuita. Muitos destes destinos europeus têm dias ou horários específicos onde a entrada é gratuita, ou com desconto. 

O passe InterRail disponibiliza alguns benefícios, como descontos em museus e outras atividades.

Ideias de Itinerários para se inspirar

Uma das partes mais emocionantes de viajar é planejar o seu próprio itinerário personalizado. Geralmente, cada pessoa tem o seu estilo único de explorar o mundo, com destinos e atividades diferentes.

Alguns viajantes preferem visitar um número limitado de cidades, o que permite uma emersão completa em cada destino e até mesmo para desfrutar de algum descanso.

Por outro lado, há quem procure viajar pelo maior número de cidades possível, de modo a maximizar a variedade de experiências e conhecer muitos destinos diferentes.

Estes itinerários são apenas sugestões, que devem servir apenas como inspiração.

1. Alpes: França + Suíça + Itália + Áustria:

Annecy > Chamonix, > Genebra > Lausanne > Zermatt > St. Moritz > Tirano > Innsbruck > Salzburgo

Fonte: Unsplash.com

2. Hungria + Polónia + República Checa + Áustria + Alemanha:

Budapeste > Cracóvia > Praga > Viena > Munique > Berlim

Comboio em Budapeste
Fonte: Unsplash.com

3. Espanha + França + Itália:

Madrid > Barcelona > Marselha > Nice > Paris > Lyon > Turim > Milão > Florença > Roma

Linha de comboio na cidade de madrid
Fonte: Unsplash.com

4. Escandinávia: Dinamarca + Suécia + Noruega:

Copenhaga > Aarhus > Odense > Malmö > Gotemburgo > Oslo > Bergen > Flam > Estocolmo (Suécia)

Linha de comboio na suécia
Fonte: Unsplash.com

5. Itália

Veneza > Florença > Roma > Nápoles > Sorrento (Acesso a Positano, Amalfi e Capri) > Sicília (comboio de ferry)

costa de messina
Messina, Sícilia | Fonte: Unsplash.com

6. O melhor da Alemanha

Berlim > Dresden > Nuremberg > Munique > Frankfurt > Düsseldorf > Colônia > Hamburgo

7. Norte de Itália à Suíça (Comboios Panorâmicos)

Bernina Express > Glacier Express

Fonte: Unsplash.com

8. Terras altas da Escócia

Edimburgo > Glasgow > Fort William > Mallaig > Ilha de Skye > Inverness

Viaduto Glenfinnan | Fonte: Unsplash.com

9. Europa através do Eurotúnel (Canal da Mancha)

Londres > Paris > Bruxelas > Amesterdão

10. Hungria + Eslováquia + Áustria + Eslovênia + Croácia

Budapeste > Bratislava > Viena > Liubliana > Zagreb

linha de comboio na eslováquia
Fonte: Unsplash.com

Com as nossas dicas, pode finalmente desenhar o seu próprio itinerário personalizado e analisar se vale a pena investir no passe InterRail ou optar por bilhetes individuais. E lembre-se, não precisa necessariamente escolher entre o passe InterRail e bilhetes individuais. Pode simplesmente combiná-los para tornar a sua viagem mais versátil, conveniente e económica.

Veja também:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *