Nómada digital em Bali

Como Ser um Nómada Digital: Profissões e Dicas

A revolução digital pós-pandemia abriu caminho para um novo estilo de vida minimalista, conhecido por nomadismo digital.

O conceito de nómada digital ganhou muita popularidade nos últimos anos, levando à procura por profissões mais flexíveis, que permitam viajar e trabalhar em simultâneo.

Este sonho de muitos tornou-se finalmente possível, agora que não estamos restritos a um escritório fixo ou país específico. Na verdade, basta uma conexão à Internet confiável e um dispositivo móvel, para ser possível trabalhar sem restrições ou local fixo.

O que é um nómada digital?

Os nómadas digitais são trabalhadores remotos que viajam frequentemente para diferentes localizações, trabalhando em cafés, espaços de coworking ou bibliotecas. Geralmente, também recorrem a dispositivos de internet móvel, como smartphones e hotspots móveis, para trabalhar onde quer que estejam.

O número de nómadas digitais aumentou bastante, após a pandemia forçar as empresas e funcionários a se adaptar rapidamente a esta nova realidade, descobrindo que a flexibilidade e a capacidade de trabalhar a partir de casa podem trazer benefícios tanto para os empregadores quanto para os empregados.

Cada vez mais, os trabalhadores remotos trabalham entre 4 e 5 dias por semana fora do escritório, permitindo o estilo de vida nómada, para aqueles que desejam libertar-se das amarras do trabalho das 9h às 18h.

Além disso, freelancers e empreendedores que trabalham exclusivamente com a internet, conseguem um estilo de vida ainda mais flexível, porque não necessitam de voltar ao escritório.

Nómada digital numa cama de rede noi méxico

Vantagens do trabalho remoto para empresas e empregados

Muitos funcionários afirmam ser mais produtivos a trabalhar a partir de casa, afirmando que ajuda a evitar distrações. Isto também trouxe vantagens para empresas, como a redução de custos operacionais e aumento da produtividade da empresa.

Benefícios do nomadismo digital

Promove a adaptabilidade e resiliência

Viajar constantemente para novos lugares obriga-nos a sair da nossa zona de conforto. Para se adaptar a novos locais com culturas diferentes, precisa de estar disposto a interagir com diferentes pessoas. Para muitos, isso torna a experiência ainda mais desafiadora e empolgante.

Fonte de criatividade

Trabalhar constantemente em locais diferentes, proporciona-lhe diversas experiências que podem impulsionar ideais criativas, que nunca iriam surgir num escritório. Além disso, o trabalho remoto reduz o stress e as distrações típicas de um escritório, criando um espaço mental mais propício à inovação e imaginação.

Adaptação à mudança e adoção de uma vida minimalista

O nomadismo digital encoraja uma abordagem adaptável e minimalista, além de incentivar o processo de redução do apego a bens materiais e locais. Esta flexibilidade permite que profissionais se ajustem rapidamente às mudanças e enfrentem novos desafios, enquanto desfrutam de diferentes culturas. Com este estilo de vida, muitos se focam verdadeiramente no que é essencial para seu crescimento pessoal e profissional, tornando-se mais resilientes e inovadores no processo.

Mais tempo para o que realmente importa

Embora que, por vezes, trabalhar em demasia seja gratificante e recompensador, também é muito importante ter tempo para fazer o que realmente gostamos. O estilo de vida nómada dá-lhe mais tempo para explorar, fazer o que mais aprecia e passar mais tempo com as pessoas que realmente gosta.

O que preciso para ser um nómada digital? 

1. Um ordenado estável e poupanças para emergências

Independentemente do estilo de vida que escolher, deve sempre financeiramente estável. Nunca se sabe quando surgirá uma emergência, principalmente se estiver a viajar sozinho. Além disso, se for freelancer, poderá não ter um salário consistente e deve poupar o máximo possível.

2. Cortar despesas desnecessárias

Livre-se das coisas que não têm grande impacto na vida e elimine todas as despesas que não são precisas para viajar pelo mundo. Se for freelancer, ainda mais importante é livrar-se de despesas desnecessárias, porque poderá enfrentar períodos de rendimentos inconsistentes. 

3. Seguro de saúde de viagem

Embora viajar proporcione algumas das melhores experiências da sua vida, nem tudo será um paraíso. 

Precisará de consultas médicas e, dependendo do país, de vacinas. A sua saúde deve ser a principal prioridade durante as viagens, por isso certifique-se de obter um bom seguro de saúde, válido em todos os lugares que visitar.

4. Internet móvel estável e comunicações internacionais

Encontre a melhor rede móvel que permita ser usada internacionalmente e informe-se sobre a possibilidade de desbloquear o seu cartão SIM, para poder comunicar em todo o mundo.

Algumas dicas essenciais:

1. Faça um orçamento baseado no seu próximo destino e calcule os possíveis custos e despesas. Isto permite que viva confortavelmente, sem estar constantemente preocupado com dinheiro. 

2. Prepare-se para os piores cenários, porque vão sempre acontecer imprevistos, que vão obrigar a situações menos desejáveis ou menos confortáveis.

3. Junte-se a uma comunidade de nómadas digitais e esclareça todas as suas dúvidas em fóruns online e redes sociais. Assim, poderá reduzir a curva de aprendizagem e conectar-se com outros profissionais que viajam pelo mundo. Isto pode levar a novas oportunidades de negócios, parcerias e amizades.

4. Antes de escolher o destino, certifique-se que vai ter Wi-Fi. A conexão estável à internet é fundamental para sustentar este estilo de vida.

5. Faça uma pesquisa exaustiva sobre o seu destino, para viajar de modo seguro e confortável.

6. Levante dinheiro em ATMs e evite taxas de câmbio absurdas.

7. Certifique-se que consegue ultrapassar barreiras linguísticas. Pratique o seu inglês e utilize o Google tradutor se necessário

Nómada digital à beira da piscina

Eis algumas profissões mais flexíveis, ideais para trabalho remoto e freelance:

  • Marketing Digital
  • Programação e desenvolvimento WEB
  • Especialista em SEO
  • Marketing e gestão de Redes Sociais
  • Designer Gráfico
  • Produtor de conteúdo
  • Copywriter
  • Tradutor
  • Blogger
  • Fotógrafo
  • Professor / Explicador / Tutor
  • Editor de Vídeos
  • Artista (Freelancer a utilizar plataformas como o Fiverr)
  • Assistente Virtual
  • Influencer de Redes sociais

Também existem outras profissões mais tradicionais, que são adaptáveis ao trabalho remoto:

  • Contabilista
  • Jornalista
  • Engenharias
  • Recursos Humanos / Recrutamento
  • Nutricionista
  • Psicólogo
  • Comercial

Em que países começar?

Se pondera realmente adotar este estilo de vida, poderá começar por Portugal e outros países europeus.

Veja aqui os melhores lugares em Portugal para ser nómada digital.

A Europa, particularmente o espaço Schengen, é uma excelente opção para começar como nómada digital devido à facilidade de circulação entre países membros. No Espaço Schengen, não é necessário passaporte nem visto para viajar entre. Esta vantagem permite explorar diferentes culturas sem passar por grandes processos burocráticos.

Países europeus, como a Espanha, Alemanha, Holanda e República Checa, são ótimas opções para começar uma nova experiência como nómada digital. 

Espaço de coworking

Além da Europa, também existem muitos países na Ásia e América Latina ideais para este estilo de vida. Na Ásia, a Tailândia é um destino muito popular devido ao baixo custo de vida, conexão estável, belas paisagens e praias tropicais.

Bali, na Indonésia, é uma ilha paradisíaca que também é muito conhecida por atrair nómadas digitais de todo o mundo,

Já na América Latina, a Costa Rica é uma escolha sólida para começar a sua aventura. É um país seguro, com boa qualidade de vida, muitas paisagens naturais e um sistema de saúde acessível e de qualidade.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *