town, canal, travel-4570588.jpg

20 Cidades Europeias para Visitar em 2 Dias (Fim de semana)

Uma escapadinha de fim de semana na Europa implica o agradável desafio de aproveitar ao máximo cada momento, sem se sentir apressado. O segredo está em escolher cidades compactas e repletas de atracções turísticas que permitam uma imersão total na sua cultura em apenas dois dias.

Com este objetivo em mente, compilámos uma lista de cidades europeias que não só são fáceis de explorar durante um fim de semana, como também são ricas em arte, cultura e história, garantindo experiências únicas.

Quer seja para passear pelas ruas históricas, saborear a gastronomia local, visitar galerias e museus ou simplesmente absorver a atmosfera local, cada cidade desta lista garante uma viagem curta mas profundamente satisfatória.

1. Budapeste, Hungria

Edifício do Parlamento Budapest
Fonte: Unsplash.com

A prestigiada capital da Hungria é um verdadeiro tesouro de história e cultura, famosa pelos relaxantes banhos termais e pela sua arquitetura deslumbrante, diversificada e elegante, célebre por estilos como barroco, gótico, art nouveau, entre outros.

Os visitantes podem desfrutar de todo o esplendor arquitetónico da cidade, apreciar a vista da Colina do Castelo, visitar o Labirinto do Castelo de Buda e desfrutar das águas termais de Budapeste. As noites da cidade brilham com o Edifício do Parlamento iluminado, uma obra-prima neogótica.

2. Praga, República Checa

Edifícios em Praga
Fonte: Unsplash.com

Praga atrai visitantes de todo o mundo com a sua espantosa conjugação de história, cultura e arquitetura. Na verdade, a arquitetura variada de Praga é uma das razões mais convincentes para visitar a capital da chéquia.

Além de ser uma das cidades mais bem preservadas de toda a Europa, é também um exemplo pela grande variedade edifícios deslumbrantes de distintas épocas de arquitetura, tais como Gótico, Romântico, Barroco, Renascentista, Rococó e Art Nouveau.

Alguns dos locais mais célebres entre os turistas são o Centro histórico de Praga (UNESCO), com o Relógio Astronómico Medieval , a icónica Ponte Carlos, Colina de Petrín e o Castelo de Praga, situado no alto de uma colina, que oferece uma vista panorâmica sobre a cidade das cem torres. 

3. Dublin, Irlanda 

Rua em Dublin
Fonte: Unsplash.com

Dublin, a dinâmica capital da Irlanda, é a viagem de fim de semana perfeita. Com a sua atmosfera única, o seu rico património histórico e cultural, o seu excecional legado artístico, simpatia dos habitantes locais, deliciosa gastronomia e os seus famosos pubs e bares irlandeses, Dublin oferece algo para todos os gostos.

Aproveite o fim-de-semana a visitar os salões sagrados do Trinity College, onde se encontra o Livro de Kells e a passear pelas ruas históricas que inspiraram artistas como Joyce e Yeats.

Aproveite para visitar a antiga prisão de Kilmainham (Kilmainham Gaol) e o famoso bairro de Temple Bar, que contagia com o ritmo da música popular irlandesa.

4. Valência, Espanha

Praça em Valência
Fonte: Unsplash.com

Famosa pela sua cozinha deliciosa e celebrada como o berço da famosa paella, Valência excede as expectativas de qualquer viajante. É uma mistura perfeita de arte, cultura, arquitetura, vida nocturna animada, praias deslumbrantes e festivais únicos ao longo do ano. Fundada pelos romanos em 130 a.C., Valência é uma das cidades mais antigas de Espanha, um paraíso para os entusiastas de história.

Alguns dos locais imperdíveis incluem o centro histórico, onde é possível apreciar a grandeza gótica da Catedral de Valência, assim como a Cidade das Artes e das Ciências, um complexo cultural e uma maravilha arquitetónica, composta por vários edifícios futuristas.

5. Sevilha, Espanha

Plaza de España
Fonte: Unsplash.com

Situada na Andaluzia, Sevilha é uma cidade que respira os ritmos do flamenco e a rica herança mourisca. Mundialmente conhecida pela belísima arquitetura, monumentos históricos incríveis e pela riqueza gastronómica, é uma ótima cidade para provar as famosas Tapas.

Esta cidade maravilhosa é conhecida pela Praça de Espanha, um dos locais mais visitados de toda a Andaluzia, assim como o grandioso Palácio de Alcazar e a Catedral de Sevilha, a maior catedral gótica do mundo. É impossível não se deslumbrar pela cultura vibrante e espírito caloroso do sul de Espanha, ao passear pelas ruelas estreitas do bairro de Santa Cruz, repleto de casas coloridas.

6. Madrid, Espanha

Jardins do Retiro de Madrid
Fonte: Unsplash.com

A cidade de Madrid, dinâmica e energética capital de Espanha, é conhecida pela arquitetura deslumbrante, deliciosa gastronomia e incrível vida nocturna. Além de ser inquestionavelmente a cidade perfeita para amantes de arte, com alguns dos mais famosos museus e galerias de arte do mundo, como o Museu do Prado e Museu Reina Sofia.

Alguns dos lugares mais emblemáticos são a Gran Via, principal avenida turística e comercial do centro da capital, o Palácio Real e os exuberantes jardins do Parque do Retiro, o local perfeito para desfrutar de momentos de tranquilidade.

Madrid é uma metrópole elegante e sofisticada, que oferece uma experiência multifacetada no coração da cultura espanhola.

7. Hamburgo, Alemanha

Canais de Hamburgo
Fonte: Unsplash.com

A cidade de Hamburgo, conhecida pela “Veneza Alemã”, é famosa pela sua história marítima, representada pelo seu famoso porto, que tem sido o motor económico da cidade por séculos. Além dos famosos canais e inúmeras pontes, Hamburgo é uma ótima cidade para os apreciadores de museus e galerias de arte.

Os locais mais icónicos são o histórico bairro de armazéns Speicherstadt e sala de concertos Elbphilharmonie, com a sua impressionante arquitetura de vanguarda.

Uma das caraterísticas mais especiais de uma viagem a Hamburgo, é a possibilidade de passear de barco ao longo dos canais, com uma vista privilegiada sobre maior bairro de armazéns do mundo, onde os edifícios assentam em fundações de estacas de madeira.

8. Edimburgo, Escócia

Cidade de Edimburgo
Fonte: Unsplash.com

Edimburgo é conhecida pela sua rica herança literária, castelos históricos, ruas de calçada e uma arquitetura verdadeiramente impressionante. Além disso, é famosa pelos festivais internacionalmente famosos e pelos passeios e degustações de whisky

Esta incrível cidade Escocesa é um centro de festivais culturais e da rica história escocesa, onde se destacam o imponente Castelo de Edimburgo e a famosa rua Royal Mile. A estrutura compacta da cidade é ideal para explorar a sua rica arquitetura medieval durante um fim de semana.

9. Estrasburgo, França

Canais de Estrasburgo
Fonte: Unsplash.com

Estrasburgo, situada na fronteira entre a França e a Alemanha, é uma cidade que irradia o charme europeu. A cidade é conhecida pela sua impressionante catedral gótica, com a sua fachada intrincada e relógio astronómico.

O local mais icónico é Petite France, um bairro conhecido pelas suas casas em enxaimel e os seus magníficos canais, que permitem vislumbrar o seu passado medieval. 

10. Split, Croácia

Cidade de Split na Croácia
Fonte: Unsplash.com

Split, uma cidade que respira história através das antigas muralhas do Palácio de Diocleciano e que se estende até à encantadora zona ribeirinha da cidade. Repleta de atrações incríveis como a Catedral de Saint Domnius e a histórica praça Peristyle, assim como as ruas estreitas do centro histórico, repleto de bares e cafés. 

Split, é uma mistura da herança romana e da cultura croata e oferece uma rica variedade de experiências, desde explorar ruínas antigas até aproveitar o sol do Mediterrâneo na praia de Bačvice.

11. Amesterdão, Países Baixos

Canais de Amesterdão
Fonte: Unsplash.com

Amesterdão, uma cidade famosa pelo seu elaborado sistema de canais, atrai turistas de todo o mundo pelo seu encanto único e rico património artístico. Desde as icónicas casas estreitas à beira rio, a movimentada Praça Dam e o tranquilo Vondelpark, Amesterdão oferece uma atmosfera tranquila e romântica, perfeita para uma escapadinha de fim de semana.

Para não falar dos excelentes museus, uma das principais atracções de Amesterdão, como a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh, a par de muitos outros que exibem arte moderna, cinema, teatro, fotografia e muito mais.

12. Bruxelas, Bélgica 

Praça em Bruxelas
Fonte: Unsplash.com

Bruxelas recebe-nos com o seu charme histórico e uma gastronomia de fazer crescer água na boca, seduzindo os visitantes com a sua mistura de estilos arquitectónicos e com as suas delícias gastronómicas. Desde as cervejas artesanais, queijos saborosos, chocolates e doces irresistíveis, a cidade oferece uma experiência gastronómica fantástica.

Como a maioria das suas principais atracções estão convenientemente próximas umas das outras, é muito fácil explorar Bruxelas em dois dias. Apesar de ser subestimada, a cidade possui atrações icónicas, tais como a Grand Place, o Atomium e o Palácio de Bruxelas, além de ser capital da Bélgica e a sede de uma das instituições parlamentares da União Europeia.

13. San Sebastián, Espanha

Costa de San Sebastian
Fonte: Unsplash.com

Para muitos, San Sebastian pode parecer uma escolha inesperada, mas a sua localização no Golfo da Biscaia, com as suas águas turquesa e praias de areia clara, juntamente com a sua reputação de paraíso gastronómico repleto de restaurantes com estrelas Michelin, fazem desta cidade uma verdadeira joia.

De facto, em termos de número de estrelas Michelin por habitante, a cidade tem uma das maiores concentrações do mundo. Facto este que, por si só, já é motivo mais que suficiente para uma visita. A paisagem deslumbrante, com a sua areia branca e fina, faz da praia de La Concha uma das melhores praias urbanas do mundo, estendendo-se por mais de um quilómetro e meio.

14. Cracóvia, Polónia

Edifícios na Cracóvia
Fonte: Unsplash.com

Cracóvia é uma bela e movimentada cidade, com um centro histórico repleto de cores que atrai turistas de todo o mundo, considerada um dos destinos urbanos mais encantadores da Polónia, com tesouros arquitectónicos à espera em cada esquina das suas ruas históricas.

A cidade está repleta de atracções turísticas, desde o magnífico Castelo de Wawel até à icónica Praça do Mercado Principal, repleta de cafés, artistas de rua e artesãos locais. Outro destaque é o bairro de Kazimierz, outrora o coração da vida judaica em Cracóvia e agora lar de uma variedade de lojas e restaurantes.

15. Cinque Terre, Itália

Casas em cinque terre
Fonte: Unsplash.com

Cinque Terre, é um conjunto de cinco vilas de pescadores ao longo da Riviera Italiana, que formam uma paleta de cores junto à costa, acompanhadas por uma beleza natural de tirar o fôlego. 

Cada aldeia, de Riomaggiore a Monterosso al Mare, tem a suas próprio características, com casas em tons pastel agarradas a terraços íngremes e portos repletos de barcos de pesca.  Os trilhos panorâmicos que ligam as aldeias oferecem vistas espetaculares da costa e vislumbres da vida local. 

16. Valletta, Malta

Porto de Valleta
Fonte: Unsplash.com

Valletta é a menor capital Europeia, conhecida por ser umas das cidades europeias com mais horas de sol por ano e um verdadeiro baú de maravilhas históricas e arquitetónicas, ótimas razões para se tornar o seu destino de fim de semana. 

É uma das áreas com a maior densidade histórica do mundo, com ruas estreitas, mas ricas em património, como os magníficos edifícios barrocos da Co-Catedral de São João e o Palácio do Grão-Mestre. 

17. Salzburgo, Áustria

cidade de salzburgo
Fonte: Unsplash.com

Salzburgo, conhecida pela herança musical e arquitetura barroca, cidade onde nasceu Mozart e cenário para o filme “Música no Coração”, em que todos os anos, milhares de turistas visitam os locais representados no filme como o Palácio Leopoldskron e a incrível paisagem que acompanha o filme.

Além disso, a cidade é igualmente reconhecida pelo Festival de Salzburgo, um dos eventos mais prestigiados no mundo da música clássica e ópera.

18. Dubrovnik, Croácia

Baía de Dubrovnik
Fonte: Unsplash.com

Dubrovnik, muitas vezes chamada Pérola do Adriático, é uma mistura deslumbrante de história medieval e uma maravilhosa paisagem costeira.

As antigas muralhas da cidade rodeiam as belas ruas de mármore e edifícios barrocos, com o impressionante Forte Lovrijenac, que oferece vistas panorâmicas sobre o mar. Sem deixar de mencionar as praias imaculadas e águas cristalinas.

19. Bruges, Bélgica:

Canal em Bruges
Fonte: Unsplash.com

Bruges é uma obra-prima medieval, uma cidade onde o tempo parece ter estagnado, que encanta com os belos canais, as ruas calcetadas e a famosa praça do mercado, situada no centro histórico da cidade.

Conhecida como a Veneza do Norte, os seus canais oferecem uma perspetiva única da arquitetura histórica da cidade, incluindo a icónica torre Belfry e a Basílica do Sangue Sagrado. 

20. Brighton, Inglaterra

Brighton Placae Pier
Fonte: Unsplash.com

A dinâmica cidade costeira Brighton, em Inglaterra, é um autêntico caleidoscópio de diversidade cultural e espírito boémio. Famosa pelo icónico cais e praias de seixos, a cidade oferece uma mistura perfeita de repouso à beira-mar e agitação urbana. 

Vagueie pelas ruas repletas de lojas, pubs e restaurantes e, claro, visite o palácio Royal Pavilion, um verdadeiro testemunho da arquitetura extravagante. Com uma atmosfera artística e inclusiva, Brighton é um destino ideal para um fim de semana refrescante e pouco convencional.


Veja Também:

Divulgação de Links de Afiliados: Este post contém links de afiliados. Sempre que utilizar um dos links de afiliados anunciados neste artigo e fizer uma compra, eu receberei uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para você. Obrigado!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *