Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Política de Cookies.
Aceitar
Nomada.ptNomada.ptNomada.pt
  • Análises e testes
  • Automóveis e tecnologias
  • Casa inteligente e IoT
  • Gadgets e dispositivos
  • Guias e dicas úteis
  • IA e o futuro da tecnologia
  • Jogos e entretenimento
  • Notícias
  • Programas e serviços
  • Redes sociais e conteúdo
Nomada.ptNomada.pt
  • Análises e testes
  • Automóveis e tecnologias
  • Casa inteligente e IoT
  • Gadgets e dispositivos
  • Guias e dicas úteis
  • IA e o futuro da tecnologia
  • Jogos e entretenimento
  • Notícias
  • Programas e serviços
  • Redes sociais e conteúdo
© 2025 nomada.pt
Nomada.pt > Notícias – Últimas atualizações de tecnologia > Jogos e entretenimento > Streaming e cinema > Crítica de El Cautivo: A abordagem ousada, mas imperfeita, de Amenábar sobre a juventude de Cervantes gera controvérsia
Streaming e cinema

Crítica de El Cautivo: A abordagem ousada, mas imperfeita, de Amenábar sobre a juventude de Cervantes gera controvérsia

Última atualização: 15.09.2025 20:12
Mariana Silva
Partilhar
Crítica de El Cautivo: A abordagem ousada, mas imperfeita, de Amenábar sobre a juventude de Cervantes gera controvérsia

Alejandro Amenábar, o realizador espanhol vencedor do Óscar, mergulha na juventude turbulenta de Miguel de Cervantes com El Cautivo, lançado a 12 de setembro de 2025. Ambientado em 1575, o filme acompanha um jovem Cervantes, capturado por corsários árabes e preso em Argel, onde a sua paixão por contar histórias se torna uma tábua de salvação em meio a um plano de fuga desesperado. Mas a sua provocativa representação de um vínculo romântico entre Cervantes e o seu captor, o Bajá de Argel, gerou debate, enquanto um roteiro repetitivo enfraquece a sua promessa. Aqui estão três razões pelas quais este filme ambicioso, mas desigual, pode cativar — ou desapontar — o público espanhol.

Conteúdo
  • 1. Produção impressionante, história vazia
  • 2. Um romance controverso que vacila
  • 3. Oportunidades perdidas numa grande premissa
  • Por que El Cautivo divide o público espanhol

1. Produção impressionante, história vazia

El Cautivo deslumbra com um design meticuloso — cenários vívidos de Argel, figurinos autênticos e uma rica atmosfera do século XVI que mergulha o espectador no mundo de Cervantes. Julio Peña brilha como o jovem escritor, tecendo histórias para animar os companheiros de prisão, cativando instantaneamente os espectadores com a lenda literária da Espanha. Mas o brilho desaparece à medida que o enredo se repete em cenas repetitivas: Cervantes narrando, criando laços com o Bajá, planejando a fuga. Com mais de duas horas de duração, o filme parece inchado, ecoando o exagerado La Fortuna, de Amenábar. Apesar da premissa promissora, a falta de brilho narrativo torna-o uma casca bonita, mas sem profundidade. Crítica de El Cautivo: A abordagem ousada, mas imperfeita, de Amenábar sobre a juventude de Cervantes gera controvérsia

Sinta: imagine um grande palco com um roteiro fraco — parece épico, mas deixa a desejar.

2. Um romance controverso que vacila

A jogada mais ousada do filme é retratar uma relação homossexual entre Cervantes e Hasán, o Bajá, com base em teorias históricas não confirmadas. Válida para a ficção, essa lente poderia intrigar o público espanhol aberto a reimaginar seu ícone literário. Mas a tentativa de Amenábar de confundir amor, desejo e sobrevivência tropeça eticamente. O poder de Hasán sobre a vida e a morte de Cervantes enquadra o vínculo entre eles como abuso, não romance, apesar das cenas glamourosas que tentam suavizar isso. Esse deslize moral alimenta a controvérsia, ofuscando a história e entrando em conflito com o ethos progressista, mas consciente da história, da Espanha.

Reflexão: Imagine a história de uma figura reverenciada distorcida — ousado, mas com o risco de parecer explorador. Crítica de El Cautivo: A abordagem ousada, mas imperfeita, de Amenábar sobre a juventude de Cervantes gera controvérsia

3. Oportunidades perdidas numa grande premissa

O cativeiro de Cervantes — um capítulo formativo para o autor de Dom Quixote — deveria ser eletrizante, mas El Cautivo carece da magia de Enquanto na Guerra, de Amenábar. As referências pesadas a Quixote (moinhos de vento, bacias, «Alonso») começam inteligentes, mas tornam-se cansativas, como uma piada contada demasiadas vezes. Uma cena chocante em estilo videoclipe de Cervantes a vaguear por Argel ao som de música árabe parece amadora, quebrando a imersão. Embora a atuação sincera de Peña e a camaradagem dos prisioneiros brilhem, o ritmo mecânico e a falta de momentos marcantes não conseguem capturar a luta épica de um gigante literário.

Conecte-se: Pense num filme sobre a alma da Espanha — ele deve voar alto, não se arrastar.

Por que El Cautivo divide o público espanhol

El Cautivo tem grandes ambições, envolvendo o mito de Cervantes em visuais impressionantes e uma narrativa ousada, mas o seu roteiro repetitivo e o romance eticamente instável ofuscam o seu brilho. Com uma classificação de 2,5/5, é uma mistura heterogénea — a produção impressionante e o charme de Peña não conseguem redimir uma história monótona e excessivamente longa. Para os espectadores espanhóis, que apreciam Cervantes e esperam uma narrativa matizada, é um filme provocativo que fica aquém da grandeza. Assista-o nos cinemas para decidir por si mesmo — ele honra o titã literário espanhol ou perde-se em Argel?

A grande mudança do Spotify: utilizadores gratuitos agora podem reproduzir qualquer música sob demanda
Três razões para assistir a The Long Walk: a melhor adaptação de Stephen King
A magia da IA da OpenAI: o filme de animação «Critterz» prepara-se para brilhar em Cannes
As joias de Tim Burton: filmes imperdíveis para uma viagem macabra inesquecível
The 7 Most Anticipated Movies of Late 2025
Partilhe este artigo
Facebook Copiar link
PorMariana Silva
Seguir:
Jornalista especializada em tecnologia e inovação digital Mariana tem mais de 8 anos de experiência em redação de notícias e análise de tendências. Já trabalhou em startups de Lisboa e colabora com vários portais de tecnologia em Portugal. É apaixonada por inteligência artificial e soluções digitais que tornam a vida mais simples.
Artigo anterior Três razões para assistir a The Long Walk: a melhor adaptação de Stephen King Três razões para assistir a The Long Walk: a melhor adaptação de Stephen King
Próximo artigo Aprenda idiomas brincando: experiências com tecnologia Gemini do Google Labs Aprenda idiomas brincando: experiências com tecnologia Gemini do Google Labs
Deixe um comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Últimas notícias

Seedream 4.0 da ByteDance: Criadores do TikTok lançam uma IA que supera o Gemini
Seedream 4.0 da ByteDance: Criadores do TikTok lançam uma IA que supera o Gemini
Notícias
Avanço do YouTube na barreira linguística: dublagem automática agora disponível para todos os criadores
Avanço do YouTube na barreira linguística: dublagem automática agora disponível para todos os criadores
TikTok Instagram YouTube
Aprenda idiomas brincando: experiências com tecnologia Gemini do Google Labs
Aprenda idiomas brincando: experiências com tecnologia Gemini do Google Labs
Notícias sobre tecnologia
Xiaomi confirma chegada dos veículos elétricos SU7 e YU7 à Europa: preços revolucionários prometem agitar Portugal
Xiaomi confirma chegada dos veículos elétricos SU7 e YU7 à Europa: preços revolucionários prometem agitar Portugal
Veículos elétricos
Novos BYD Seal 6 DM-i: O Híbrido com 1.500 km de Autonomia que Estava à Espera (e Acessível)
Novos BYD Seal 6 DM-i: O Híbrido com 1.500 km de Autonomia que Estava à Espera (e Acessível)
Veículos elétricos
As ousadas iniciativas da BYD em Portugal: carregamento rápido de 1000 kW, veículos elétricos usados certificados e a primeira fábrica europeia
As ousadas iniciativas da BYD em Portugal: carregamento rápido de 1000 kW, veículos elétricos usados certificados e a primeira fábrica europeia
Automóveis e tecnologias

Sempre atualizados

A nossa equipa publica diariamente as notícias mais recentes do mundo da tecnologia, acompanha as principais tendências digitais e traz análises rápidas e confiáveis para mantê-lo sempre informado.

Mariana Silva — jornalista especializada em tecnologia e inovações digitais.
João Pereira — editor focado em startups, gadgets e mercado tech.
Ana Costa — repórter sobre redes sociais e cultura digital.
Pedro Rocha — analista de segurança cibernética e IA.

Equipa Editorial

Também pode gostar

Disney+ Mais Barato ou de Graça: Como Aproveitar ao Máximo o Seu Streaming
Streaming e cinema

Disney+ Mais Barato ou de Graça: Como Aproveitar ao Máximo o Seu Streaming

Miguel Costa
09.09.2025
5 Leitura mínima
Ler mais
“Expediente Warren: O Último Rito”: Um Final Digno, Mas Sem Brilho
Streaming e cinema

“Expediente Warren: O Último Rito”: Um Final Digno, Mas Sem Brilho

Catarina Lopes
07.09.2025
5 Leitura mínima
Ler mais
SIC Supera TVI por 0,5% nas Audiências de 4 de Setembro
Streaming e cinema

SIC Supera TVI por 0,5% nas Audiências de 4 de Setembro

Catarina Lopes
06.09.2025
4 Leitura mínima
Ler mais
//

No Nomada.pt, exploramos o universo da tecnologia todos os dias, trazendo notícias dinâmicas, análises inteligentes e inspirações digitais para quem quer estar sempre à frente.

  • Análises e testes
  • Automóveis e tecnologias
  • Casa inteligente e IoT
  • Gadgets e dispositivos
  • Guias e dicas úteis
  • IA e o futuro da tecnologia
  • Jogos e entretenimento
  • Notícias
  • Programas e serviços
  • Redes sociais e conteúdo
  • Notícias
  • Sobre nós
  • Equipa Editorial
  • Contacto
  • Os meus favoritos
© 2025 nomada.pt
  • Aviso Legal
  • Impressum
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Mapa do site
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional Always active
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
View preferences
{title} {title} {title}