Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Política de Cookies.
Aceitar
Nomada.ptNomada.ptNomada.pt
  • Análises e testes
  • Automóveis e tecnologias
  • Casa inteligente e IoT
  • Gadgets e dispositivos
  • Guias e dicas úteis
  • IA e o futuro da tecnologia
  • Jogos e entretenimento
  • Notícias
  • Programas e serviços
  • Redes sociais e conteúdo
Nomada.ptNomada.pt
  • Análises e testes
  • Automóveis e tecnologias
  • Casa inteligente e IoT
  • Gadgets e dispositivos
  • Guias e dicas úteis
  • IA e o futuro da tecnologia
  • Jogos e entretenimento
  • Notícias
  • Programas e serviços
  • Redes sociais e conteúdo
© 2025 nomada.pt
Nomada.pt > Notícias – Últimas atualizações de tecnologia > Jogos e entretenimento > Hollow Knight: Silksong Launch Crashes: O Jogo que Derrubou as Lojas Digitais
Jogos e entretenimento

Hollow Knight: Silksong Launch Crashes: O Jogo que Derrubou as Lojas Digitais

Última atualização: 06.09.2025 12:08
Catarina Lopes
Partilhar
Hollow Knight: Silksong Launch Crashes: O Jogo que Derrubou as Lojas Digitais

Imagine um jogo tão aguardado que, ao ser lançado, faz as maiores plataformas digitais do mundo caírem como dominós. Foi o que aconteceu com Hollow Knight: Silksong, a sequência do indie aclamado Hollow Knight, lançado em 4 de setembro de 2025 pela Team Cherry, um estúdio de apenas três pessoas em Adelaide, Austrália. Quando o jogo chegou às lojas, Steam, Nintendo eShop, PlayStation Store e Microsoft Store não aguentaram a avalanche de fãs, resultando em quedas de servidores que marcaram a história dos games. Essa estreia caótica mostra o poder de um título indie e a paixão de sua comunidade. Vamos explorar o que tornou esse momento tão épico!

Conteúdo
  • Um Lançamento que Abalou a Internet
    • O que Causou o Colapso?
  • Por Que Silksong É um Fenômeno?
  • Um Marco para a Indústria Indie

Um Lançamento que Abalou a Internet

Quando Silksong foi liberado às 10h (horário do leste dos EUA), uma enxurrada de jogadores correu para comprar o jogo, sobrecarregando as plataformas digitais. A Steam exibiu mensagens de erro como “E502 L3 – Algo deu errado”, enquanto a Nintendo eShop travava com códigos como “2811-7429 – Não foi possível conectar ao servidor”. A PlayStation Store chegou a tirar a página do jogo do ar para alguns usuários, e até o Xbox Game Pass enfrentou lentidão. O Downdetector registrou um pico de 3.750 reclamações logo após o lançamento, com problemas persistindo por quase três horas. Mesmo assim, a Steam relatou 100.000 jogadores simultâneos em apenas 30 minutos, um número que cresceu para meio milhão em 24 horas. Hollow Knight: Silksong Launch Crashes: O Jogo que Derrubou as Lojas Digitais

O que Causou o Colapso?

  • Demanda explosiva: Após sete anos de espera, Silksong atraiu milhões de fãs, superando o pico de 72.916 jogadores do jogo original na Steam.
  • Falta de pré-venda: A Team Cherry optou por não oferecer pré-venda ou pré-carregamento, forçando todos a comprar ao mesmo tempo.
  • Plataformas afetadas: Steam, Nintendo eShop, PlayStation Store, Microsoft Store e até o Humble Bundle sofreram quedas ou lentidão.
  • Frustração nas redes: Jogadores compartilharam capturas de erros no X, chamando a situação de “ridícula” pela falta de preparo das plataformas.

Apesar dos tropeços, Silksong tornou-se o jogo mais vendido da Steam no dia do lançamento, com 400.000 jogadores simultâneos em poucas horas, um feito impressionante para um indie.

Por Que Silksong É um Fenômeno?

Criado por Ari Gibson, William Pellen e Jack Vine, com trilha sonora de Christopher Larkin, Hollow Knight: Silksong é a sequência de um clássico Metroidvania que vendeu mais de 15 milhões de cópias desde 2017. O jogo original conquistou fãs com suas animações desenhadas à mão, chefes desafiadores e um mundo de guerreiros insetos. Silksong foca em Hornet, uma princesa ágil armada com uma agulha, explorando o reino de Greymoor. Com preço de US$ 19,99 (cerca de R$ 110), o jogo combina acessibilidade com qualidade de alto nível, rivalizando com grandes produções. A espera de sete anos, segundo Gibson em entrevista à Bloomberg, foi uma escolha da equipe para criar algo fiel à sua visão, sem pressões externas.

A febre por Silksong foi tão grande que sete outros jogos, como Baby Steps e Demonschool, adiaram seus lançamentos para evitar a concorrência, conforme relatado pelo New York Times. A South Australian Film Corporation celebrou o sucesso, destacando a Team Cherry como um “talento de liderança mundial” que coloca Adelaide no mapa global dos games. Hollow Knight: Silksong Launch Crashes: O Jogo que Derrubou as Lojas Digitais

Um Marco para a Indústria Indie

O caos do lançamento de Silksong revela o impacto de uma base de fãs apaixonada e os desafios de infraestrutura em lançamentos digitais. As plataformas começaram a se recuperar, com a Steam normalizada por volta das 11h35 (horário do leste dos EUA) e a Nintendo eShop estabilizando, embora a PlayStation Store tenha demorado mais. Para evitar problemas futuros, especialistas sugerem pré-carregamentos ou lançamentos escalonados por região. Enquanto isso, Silksong continua brilhando, com meio milhão de jogadores simultâneos na Steam em 24 horas, provando que um pequeno estúdio pode competir com gigantes. Esse momento histórico destaca como jogos indies, movidos por criatividade e dedicação, estão redefinindo a indústria.

A grande mudança do Spotify: utilizadores gratuitos agora podem reproduzir qualquer música sob demanda
Crítica de El Cautivo: A abordagem ousada, mas imperfeita, de Amenábar sobre a juventude de Cervantes gera controvérsia
Três razões para assistir a The Long Walk: a melhor adaptação de Stephen King
A magia da IA da OpenAI: o filme de animação «Critterz» prepara-se para brilhar em Cannes
As joias de Tim Burton: filmes imperdíveis para uma viagem macabra inesquecível
Partilhe este artigo
Facebook Copiar link
PorCatarina Lopes
Seguir:
Redatora e criadora de conteúdo em gadgets e cultura digital Formada em Comunicação Social pela Universidade do Porto, Catarina combina linguagem acessível com análise técnica em seus artigos. Adora testar novos dispositivos e explorar apps inovadoras, trazendo insights práticos para os leitores.
Artigo anterior TikTok Coloca Centenas de Empregos de Moderadores de Conteúdo no Reino Unido em Risco TikTok Coloca Centenas de Empregos de Moderadores de Conteúdo no Reino Unido em Risco
Próximo artigo SIC Supera TVI por 0,5% nas Audiências de 4 de Setembro SIC Supera TVI por 0,5% nas Audiências de 4 de Setembro
Deixe um comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Últimas notícias

Seedream 4.0 da ByteDance: Criadores do TikTok lançam uma IA que supera o Gemini
Seedream 4.0 da ByteDance: Criadores do TikTok lançam uma IA que supera o Gemini
Notícias
Avanço do YouTube na barreira linguística: dublagem automática agora disponível para todos os criadores
Avanço do YouTube na barreira linguística: dublagem automática agora disponível para todos os criadores
TikTok Instagram YouTube
Aprenda idiomas brincando: experiências com tecnologia Gemini do Google Labs
Aprenda idiomas brincando: experiências com tecnologia Gemini do Google Labs
Notícias sobre tecnologia
Xiaomi confirma chegada dos veículos elétricos SU7 e YU7 à Europa: preços revolucionários prometem agitar Portugal
Xiaomi confirma chegada dos veículos elétricos SU7 e YU7 à Europa: preços revolucionários prometem agitar Portugal
Veículos elétricos
Novos BYD Seal 6 DM-i: O Híbrido com 1.500 km de Autonomia que Estava à Espera (e Acessível)
Novos BYD Seal 6 DM-i: O Híbrido com 1.500 km de Autonomia que Estava à Espera (e Acessível)
Veículos elétricos
As ousadas iniciativas da BYD em Portugal: carregamento rápido de 1000 kW, veículos elétricos usados certificados e a primeira fábrica europeia
As ousadas iniciativas da BYD em Portugal: carregamento rápido de 1000 kW, veículos elétricos usados certificados e a primeira fábrica europeia
Automóveis e tecnologias

Sempre atualizados

A nossa equipa publica diariamente as notícias mais recentes do mundo da tecnologia, acompanha as principais tendências digitais e traz análises rápidas e confiáveis para mantê-lo sempre informado.

Mariana Silva — jornalista especializada em tecnologia e inovações digitais.
João Pereira — editor focado em startups, gadgets e mercado tech.
Ana Costa — repórter sobre redes sociais e cultura digital.
Pedro Rocha — analista de segurança cibernética e IA.

Equipa Editorial

Também pode gostar

A Ubisoft anuncia DLC gratuito para Assassin's Creed Mirage, mas funcionários questionam parceria com a Arábia Saudita
Jogos e entretenimento

A Ubisoft anuncia DLC gratuito para Assassin’s Creed Mirage, mas funcionários questionam parceria com a Arábia Saudita

Catarina Lopes
14.09.2025
5 Leitura mínima
Ler mais
Fatal Frame II: Crimson Butterfly Remake anunciado: o terror japonês renasce
Jogos e entretenimento

Fatal Frame II: Crimson Butterfly Remake anunciado: o terror japonês renasce

Catarina Lopes
14.09.2025
4 Leitura mínima
Ler mais
Sony contra Tencent: o caso Light of Motiram ameaça a criatividade nos videojogos
Jogos e entretenimento

Sony contra Tencent: o caso Light of Motiram ameaça a criatividade nos videojogos

Catarina Lopes
14.09.2025
5 Leitura mínima
Ler mais
//

No Nomada.pt, exploramos o universo da tecnologia todos os dias, trazendo notícias dinâmicas, análises inteligentes e inspirações digitais para quem quer estar sempre à frente.

  • Análises e testes
  • Automóveis e tecnologias
  • Casa inteligente e IoT
  • Gadgets e dispositivos
  • Guias e dicas úteis
  • IA e o futuro da tecnologia
  • Jogos e entretenimento
  • Notícias
  • Programas e serviços
  • Redes sociais e conteúdo
  • Notícias
  • Sobre nós
  • Equipa Editorial
  • Contacto
  • Os meus favoritos
© 2025 nomada.pt
  • Aviso Legal
  • Impressum
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Mapa do site
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional Always active
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
View preferences
{title} {title} {title}