Monsanto-Idanha-a-nova

30 Aldeias Mais Bonitas e Isoladas de Portugal

Existe sempre um encanto inigualável nas pequenas aldeias portuguesas, sobretudo nas mais remotas, onde uma essência permanece intocada, como se o tempo ali tivesse parado. Nas aldeias mais remotas e escondidas é que encontramos verdadeiros tesouros, que nos permitem redescobrir a autenticidade da vida rural e a beleza das tradições.

De norte a sul, passando pelas ilhas, existem refúgios escondidos, perfeitos para encontrar tranquilidade e mergulhar na natureza, onde escapamos das multidões e desassossego das cidades. Nestes locais mais remotos, entramos num ritmo mais calmo, onde as gentes locais nos recebem com sorrisos genuínos e histórias fascinantes.

É impossível não se apaixonar pelas casas de xisto, natureza intocada, tradições locais e iguarias regionais. Prepare-se para uma caminhada e venha conosco explorar 30 das mais belas e remotas aldeias portuguesas.

Lista com as aldeias mais belas e remotas de Portugal:

Nesta lista, pode encontrar algumas das aldeias portuguesas mais deslumbrantes. Os links direcionam para as respetivas páginas no TripAdvisor, onde encontrará informações detalhadas, avaliações e imagens destes destinos turísticos.

Monsanto (Idanha-a-Nova, Castelo Branco)

Aldeia de Monsanto

Monsanto é uma aldeia única e belíssima, localizada no concelho de Idanha-a-Nova, na região de Castelo Branco, com o título de “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” desde 1938. Esta aldeia histórica é conhecida pelas suas casas de granito, construídas entre e sob rochas gigantescas.

Recentemente, a aldeia serviu de cenário para as gravações da série “House of the Dragon”, um spin-off de “Game of Thrones”.

Piodão (Arganil, Coimbra)

Aldeia de Piódão

Piódão, a “Aldeia Presépio”, é uma encantadora aldeia situada na Serra do Açor, no concelho de Arganil, na região de Coimbra. Esta aldeia é conhecida pelas lindíssimas casas de xisto, com telhados de ardósia e janelas azuis, distribuídas em socalcos na encosta da montanha.

Não perca a oportunidade de visitar a Foz d’Égua, uma piscina natural situada a poucos quilómetros da aldeia, um local perfeito para um mergulho refrescante durante os meses mais quentes. Por fim, é impossível não mencionar a paisagem deslumbrante que acompanha o trajeto até Piódão.

Sortelha (Sabugal, Guarda)

Sortelha é uma maravilhosa aldeia histórica situada no concelho do Sabugal, na região da Guarda. Rodeada por muralhas medievais e com um impressionante castelo, esta aldeia cativa os visitantes com as lindas ruas calcetadas e tradicionais casas de granito.

Ao caminhar pela Sortelha, é possível mergulhar na atmosfera de tempos passados, através da arquitetura e tradições bem preservadas. Entre os locais de interesse, destacam-se a Torre de Menagem, a Igreja de Santa Maria do Castelo e o Pelourinho.

Drave (Arouca, Aveiro)

Drave é uma aldeia desabitada e extremamente remota, situada na Serra da Freita, conhecida como “Aldeia Mágica”, sendo acessível apenas por meio de trilhos e percurso terrestres. Esta aldeia composta por edifícios de xisto e não possui serviços básicos, proporcionando uma experiência única e muito distante do turismo convencional.

Este refúgio, protegido pelas Serras da Freita e Arada, fica apenas a 1 hora de distância do Porto. Localizado no Arouca Geopark, é a escapadinha perfeita para os amantes da natureza.

Pitões das Júnias

Vídeo por: Air Fuzz

Pitões das Júnias, uma aldeia remota em Montalegre, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, é o ponto de partida para várias rotas de caminhadas, como a caminhada até ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias e à cascata de Pitões das Júnias.

Com cerca de 150 habitantes e situada a 1100 metros de altitude, esta aldeia é muito acolhedora, conhecida pela hospitalidade dos moradores. Além de experienciar a autenticidade desta aldeia remota, ainda poderá explorar o seu vasto património natural.

Confira o resto da lista:

Se conhece outras aldeias remotas em Portugal que acredita que merecem ser incluídas na nossa lista, por favor, partilhe connosco. Juntos podemos continuar a descobrir e partilhar estes maravilhosos lugares “escondidos” pelo nosso país.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *