wawel castle, krakow, poland-4480556.jpg

10 Escapadinhas Baratas na Europa

Procura as cidades europeias mais acessíveis para uma escapadinha de 2 a 3 dias? 

Algumas cidades europeias são realmente subestimadas, apesar da sua beleza incrível e rica herança cultural. Estes tesouros “escondidos” oferecem muitas vezes experiências tão impressionantes quanto os destinos mais badalados, como Londres ou Paris, mas com um orçamento muito inferior.

Aqui estão algumas das cidades mais belas e baratas para viajar na Europa durante um fim de semana prolongado, que deve definitivamente adicionar à sua lista de destinos a visitar. 

1. Budapeste, Hungria

 Budapeste, Hungria
Fonte: Unsplash.com

A “Pérola do Danúbio”, como é conhecida Budapeste, proporciona uma experiência inesquecível a um preço acessível. Dividida pelo majestoso Rio Danúbio, oferece uma arquitetura deslumbrante, museus, banhos termais relaxantes, uma deliciosa culinária local e uma vida noturna agitada em ótimos pubs, bares e discotecas.

Com numerosas atrações turísticas, a capital húngara é acessível em comparação com outras cidades europeias como Praga, igualmente bela, mas com a vantagem da moeda húngara ser mais fraca.

Independentemente da época do ano, Budapeste tem o seu encanto. Embora os meses mais quentes sejam preferidos pelos turistas, durante o inverno, também pode aproveitar os mercados de Natal e desfrutar dos banhos termais, uma das principais atrações nesta estação do ano.

2. Plovdiv, Bulgária

Plovdiv, Bulgária
Fonte: Unsplash.com

Plovdiv é uma verdadeira joia escondida, genuinamente única e especial, reconhecida como a cidade viva mais antiga da Europa.

Em 2019, foi nomeada Capital Europeia da Cultura, com os seus edifícios com uma arquitetura incrível transformados em museus, galerias de arte e restaurantes locais.  Esta cidade é encantadora e a sua atmosfera peculiar resulta numa experiência singular e autêntica.

É simplesmente mágico deambular pelas pitorescas ruelas da cidade velha, apreciando a história e arquitetura fantástica de uma das cidades mais antigas do mundo, situada entre sete colinas, com vistas incríveis.

3. Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
Fonte: Unsplash.com

Sarajevo, o local onde o Oriente e o Ocidente se encontram, é uma mistura incrível e intrigante de mundos diferentes. É uma cidade exótica e única na Europa, onde é possível visitar uma sinagoga, uma igreja católica, uma igreja ortodoxa e uma mesquita em apenas um dia.

Com monumentos fascinantes e um ambiente caloroso, é um destino ideal para explorar em três dias, onde pode explorar a sua rica história, mergulhar na diversidade cultural e deliciar-se com sabores tradicionais a preços acessíveis.

Sarajevo é uma cidade pequena e descontraída, não excessivamente turística, mas oferece uma grande dose de cultura e diversos pontos turísticos. Tudo o que se deve visitar está muito próximo da cidade, permitindo viagens de um dia para locais como Lukamir ou Mostar.

4. Riga, Letónia

Riga, Letónia
Fonte: Unsplash.com

Riga, a deslumbrante capital da Letónia, é um tesouro arquitetónico com uma encantadora Cidade Velha que recebeu o reconhecimento da UNESCO. Apesar de ser uma das joias menos exploradas da Europa, está entre as mais belas.

Esta cidade charmosa, conhecida pela sua deslumbrante arquitetura Art Nouveau, que representando cerca de um terço dos edifícios no centro da cidade. 

Riga é um destino imperdível e autêntico, com uma grande riqueza cultural e ausência de multidões de turistas.

5. Cracóvia, Polónia

Cracóvia, Polónia
Fonte: Unsplash.com

Cracóvia é uma cidade muito interessante, muitas vezes subestimada, com um rico património artístico e cultural, é a cidade perfeita para umas pequenas férias e uma das mais belas cidades da Europa.

A Cidade Velha é Património Mundial da UNESCO, com edifìcos extremamente bem preservados e diversas atrações turísticas, como o Castelo de Wawel, a Basílica de Santa Maria e a Praça do Mercado Principal. Além disso, Cracóvia é também conhecida pela deliciosa cozinha e pela animada vida noturna. 

Localizado a cerca de 70 km de Cracóvia, o antigo complexo de Auschwitz é um memorial e um local de reflexão sobre os horrores do Holocausto. Muitos visitantes têm interesse em aprender sobre este período sombrio da história mundial e fazem uma viagem de um dia para visitar Auschwitz-Birkenau.

6. Varsóvia, Polónia

Varsóvia, Polónia
Fonte: Unsplash.com

Varsóvia, a capital da Polónia, é uma cidade que deve estar no topo das suas prioridades. Muitas vezes ofuscada pelas suas congéneres europeias mais famosas, o encanto por Varsóvia reside no seu balanço entre o charme do velho mundo e atmosfera moderna e contemporânea. 

A reconstruída Cidade Velha de Varsóvia, Património Mundial da UNESCO, deve estar em primeiro lugar na lista de atrações a visitar, talvez o local histórico e cultural mais icónico da cidade. Reconhecida pela sua arquitetura colorida e meticulosamente restaurada após a devastação da Segunda Guerra Mundial.

Varsóvia é uma cidade cheia de história, cultura e atrações para explorar: arquitetura deslumbrante em diversos estilos, belas ruas e praças da cidade velha, parques e jardins, museus interessantes, comida local deliciosa e saudável e, claro, a vida noturna vibrante.

7. Sofia, Bulgária

Sofia, Bulgária
Fonte: Unsplash.com

Sofia, a capital da Bulgária, deslumbra os visitantes com a sua riqueza artística, histórica e arquitetónica. Desde os museus fascinantes à deslumbrante catedral de Alexandre Nevsky, trilhas nas montanhas e impressionantes ruínas romanas, Sofia oferece uma variedade de experiências incríveis para todos os gostos. 

Sofia destaca-se como um destino tranquilo e acessível para muitos viajantes, com todo o encanto da Europa a um preço bastante atrativo.

Para os amantes de caminhadas na natureza, os 7 lagos, localizados a apenas uma hora de carro de Sofia, são um destino de sonho que merece ser explorado.

8. Belgrado, Sérvia

Belgrado, Sérvia
Fonte: Unsplash.com

Belgrado, outrora a capital da Jugoslávia e atualmente da Sérvia, é a maior cidade do país e um ótimo destino para um fim de semana prolongado. Em três dias, é possível explorar, desfrutar da gastronomia local e experienciar a vida noturna animada e ambiente descontraído numa cidade dinâmica e acessível.

 A hospitalidade calorosa dos habitantes locais cria um ambiente acolhedor para os visitantes, oferecendo a oportunidade de desfrutar de um café à beira do rio, num ambiente tranquilo e genuíno.

A cidade abriga uma variedade de museus, desde o de Nikola Tesla até visitas às catacumbas subterrâneas da cidade velha.

9. Tallinn, Estónia

Tallinn, Estónia
Fonte: Unsplash.com

Tallinn, a encantadora capital da Estônia situada na região do Mar Báltico, rica em história e cultura, oferece uma variedade de atrações para explorar em três dias. A cidade é relativamente pequena para uma capital, então é o destino perfeito para explorar num fim de semana prolongado, visto que a maioria das atrações estão localizadas no centro ou a uma curta distância a pé.

A Cidade Velha de Tallinn é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa (Património Mundial da UNESCO), que oferece uma experiência que nos transporta ao passado, com as suas ruas de pedra, torres antigas e atmosfera única, proporciona uma viagem histórica e cultural, com preços muito acessíveis. 

10. Kaunas, Lituânia

Kaunas, Lituânia
Fonte: Unsplash.com

Kaunas, uma cidade com uma mistura de museus cativantes, arquitetura singular e uma atmosfera descontraída, é um destino atraente e distinto para uma viagem de três dias. Famosa pela sua arquitetura do período entre guerras, distinguida como Património Europeu, esta cidade alberga diversas universidades, colégios, teatros e pontos turísticos interessantes.

Como antiga capital do país entre 1918 e 1940, Kaunas preserva uma herança marcante na sua arquitetura. Apesar de não ser muito grande, pode apreciar belos edifícios e explorar as excelentes opções gastronómicas. 

Entre as atrações mais notáveis estão o Museu do Diabo, a cidade velha, o centro urbano, a avenida Laisvės alėja (Avenida da Liberdade), a igreja da Ressurreição e o parque Santaka.


Estas 10 cidades, conhecidas por serem destinos acessíveis, proporcionam uma experiência enriquecedora em três dias. Com uma vasta riqueza artística e cultural, estas cidades oferecem momentos memoráveis e são opções ideais para uma viagem curta de fim de semana.

Veja também:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *